Group 21 Copy 4 Created with Sketch.
Receitas
PATROCINADO POR
search clear

Mac & cheese: o macarrão com queijo dos EUA

  • Dificuldade Fácil
  • Preparo 1 hora
  • Rendimento 5 porções
  • Testada e aprovada

Os registros mais antigos de macarrão com molho de queijo na Europa datam do século XIV, mas o famoso “macaroni and cheese”, como é conhecido nos EUA, popularizou-se na América do Norte, em parte, graças ao ex-presidente Thomas Jefferson. Durante uma visita oficial à França, no fim dos anos 1700, o mandatário ficou encantado com as massas servidas por lá. Decidido a fazer a iguaria em casa, importou uma máquina de fazer macarrão. Em 1802, num jantar de Estado, o mac and cheese foi servido como prato principal. Hoje encontrado em casas, restaurantes e supermercados, teve seu auge nos anos 1930, durante a Grande Depressão. Foi nesta época que a gigante de alimentos Kraft passou a vender sua versão da receita em caixinha por 0,19 dólares para servir quatro pessoas. Excelente para comer nos dias mais frios.

(Heitor Feitosa/VEJA)

Ingredientes
Modo de preparo

1. Preaqueça o forno a 180oC.


2. Numa panela, derreta quatro colheres de sopa de manteiga. Adicione a farinha e o sal e misture com um batedor. Acrescente o leite e o creme de leite ao poucos, mexendo sempre.


3. Deixe a mistura ferver, abaixe o fogo e cozinhe por dez minutos, mexendo sempre.


4. Em outra panela cozinhe o macarrão até quase chegar ao ponto. Escorra e reserve.


5. Adicione o queijo cheddar e metade do parmesão na mistura e mexa até que eles derretam. Adicione a mostarda e a noz moscada.


6. Junte o macarrão no molho de queijos e misture. Transfira para um refratário untado com manteiga.


7. Prepare a farofa. Numa panela pequena, derreta quatro colheres de sopa de manteiga e misture o farelo de pão. Adicione a salsinha e mexa.


8. Salpique esta mistura e o restante do parmesão sobre o macarrão. Leve ao forno a 180oC por cerca de 20 minutos ou até que esteja dourado.

Informações nutricionais