Group 21 Copy 4 Created with Sketch.
Receitas
PATROCINADO POR
search clear

Espaguete com almôndegas

  • Dificuldade Média
  • Preparo 2 horas
  • Rendimento 6 porções
  • Testada e aprovada

Ao contrário do que se pode imaginar, o tradicional espaguete com almôndegas não é um prato italiano, mas sim americano — separadas, no entanto, tanto a massa quanto as bolinhas de carne são originárias da Itália. As almôndegas vieram dos “polpettes” comidos no país europeu, que geralmente não são acompanhados de macarrão. Foi entre 1880 e 1920, quando um grande número de italianos imigrou para os EUA, que a iguaria surgiu ao se juntar a massa, o molho de tomate típico napolitano e as bolinhas de carne.

(Heitor Feitosa/VEJA)

Ingredientes
Modo de preparo

1. Prepare a massa do espaguete. Em um processador de alimentos, misture a farinha e os ovos. Bata até formar uma farofa úmida.


2. Transfira esta farofa para uma superfície e sove até formar uma bola. Cubra com filme plástico e deixe descansar por uma hora. Também é possível fazer a massa misturando os ingredientes com as mãos. Neste caso, faça um montinho de farinha na superfície de trabalho. Abra um buraco no centro e adicione os ovos. Incorpore a farinha aos ovos aos poucos até formar uma bola. Cubra com filme plástico e deixe descansar por uma hora.


3. Preaqueça o forno a 180oC.


4. Prepare as almôndegas. Numa tigela grande misture todos os ingredientes menos o óleo.


5. Faça bolinhas com a massa e as coloque numa assadeira untada com o óleo. Leve ao forno a 180oC por cerca de 20 minutos, até que as bolinhas estejam douradas. Reserve.


6. Prepare o molho. Numa panela, refogue a cebola com o azeite. Acrescente o alho. Junte a passata de tomate e deixe ferver. Adicione as almôndegas e o manjericão. Reserve.


7. Quando a massa já tiver descansado, corte-a em dois ou três pedaços e a abra com um rolo (ou use uma máquina para fazer macarrão). A massa deve ficar bem fina. Para saber se ela está na espessura certa, veja se consegue enxergar sua mão através dela. Use o cortador da máquina ou uma faca afiada para fazer o formato de espaguete.


8. Cozinhe por cerca de 5 minutos em água fervendo até que esteja “al dente”. Fique atento, porque, como a massa é fresca, o tempo de cozimento é bem inferior ao das massas industrializadas.


9. Sirva com o molho e as almôndegas.

Informações nutricionais