Group 21 Copy 4 Created with Sketch.
Receitas
PATROCINADO POR
search clear

Brioche

  • Dificuldade Média
  • Preparo Para comer só amanhã
  • Rendimento 24 pães
  • Testada e aprovada

“Se não têm pão, que comam brioche!” A frase — que pela história mais conhecida foi dita por Maria Antonieta, rainha da França — pode ter tornado estes pãezinhos amanteigados famosos, mas sua origem data de antes da Revolução Francesa. Alguns relatos remontam ao século XVII, quando eram conhecidos como “doce dos apóstolos”, por seu formato ser parecido com adornos de cabeça usados por religiosos. Outra versão dá conta que eles vieram do uso do queijo brie na receita original. Seu nome seria o resultado da junção de brie com oche, nome em francês para uma espécie de figo cuja forma lembra a destes delicados pãezinhos.

(Heitor Feitosa/VEJA)

Ingredientes
Modo de preparo

1. Em uma tigela pequena, misture o fermento e cinco colheres de sopa de leite morno e reserve por cinco minutos.


2. Na tigela da batedeira misture a farinha, o sal, os ovos e a mistura de fermento e leite. Bata com o batedor tipo gancho por cinco minutos em velocidade baixa.


3. Limpe as bordas da tigela com um pão duro e volte a bater, desta vez em velocidade média, por cerca de dez minutos.


4. Numa tigela, misture a manteiga e o açúcar. Adicione esta mistura à batedeira, aos poucos, até que ela esteja totalmente incorporada.


5. Bata em velocidade média por oito minutos até que a massa esteja elástica e brilhante.


6. Transfira para uma tigela untada com óleo e cubra com filme plástico.


7. Deixe crescer por duas horas ou até dobrar de volume.


8. Aperte a massa para liberar todo o ar. Repita o movimento algumas vezes e depois cubra novamente a tigela. Leve à geladeira por no mínimo oito horas ou até o dia seguinte.


9. Unte 16 forminhas para brioche com manteiga e reserve (formas para cupcake também podem ser usadas).


10. Numa tigela, misture a gema e uma colher de sopa de leite e reserve.


11. Divida a massa em 24 pedaços (se a forminha for muito pequena, divida em mais pedaços). Separe 1/4 de cada pedaço para fazer uma bolinha menor e com o restante faça uma bola. Coloque o pedaço maior na forma e faça um buraco no centro para encaixar a bola menor. Pincele com a mistura de gema e leite e cubra com filme plástico.


12. Deixe crescer até dobrar de volume por cerca de uma hora e meia ou duas horas.


13. Preaqueça o forno a 200ºC.


14. Quando os brioches tiverem dobrado de volume, leve ao forno a 200ºC até que comecem a dourar, por cerca de 15 minutos.


15. Diminua a temperatura para 175ºC e asse os brioches até que fiquem bem dourados, por cerca de 20 a 25 minutos. Se estiver usando um termômetro culinário a temperatura dos pãezinhos deve estar em 96ºC.


16. Retire do forno e deixe amornar por cinco minutos antes de desenformá-los. Deixe os brioches esfriarem por completo numa grade.

Informações nutricionais