Vereador que votou a favor do IPTU volta ao secretariado de Haddad
MP questiona legalidade da nomeação de Ricardo Teixeira (PV), condenado por improbidade administrativa, na pasta do Verde e do Meio Ambiente

O desembargador Urbano Ruiz, da 10.ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), autorizou o vereador Ricardo Teixeira (PV) a voltar ao cargo de secretário de Verde e do Meio Ambiente da capital paulista. A decisão em caráter liminar foi concedida nesta terça-feira.
Afastado do cargo por questionamento do Ministério Público paulista, Teixeira reassumiu temporariamente a cadeira na Câmara Municipal na semana passada e teve um voto decisivo na aprovação do aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) na cidade. A oposição no Legislativo tachou a volta de Teixeira à Casa como uma manobra do prefeito Fernando Haddad (PT) para aprovar o reajuste.
A Procuradoria-Geral do Município apresentou recurso ao Tribunal de Justiça contra a decisão da juíza de 1ª instância Simone Rodrigues, da 9.ª Vara da Fazenda Pública, que afastara Teixeira da secretaria no dia 25 de outubro. “Embora condenado por ato de improbidade administrativa, quando diretor da Dersa S.A., ao pagamento de multa civil, por ter frustrado processo licitatório na contratação de escritório de advocacia, seus direitos políticos [de Ricardo Teixeira] não foram suspensos e não se houve com dolo na prática do ato de improbidade”, afirmou o desembargador Urbano Ruiz, relator do processo.
Ainda segundo o desembargador, Teixeira “foi eleito vereador, está no exercício de seus direitos políticos e, em princípio, não pode ser impedido de exercer cargo de confiança, de livre nomeação”. A questão ainda precisará ser analisada pelos demais integrantes da 10.ª Câmara do TJ.
O Ministério Público argumenta que Teixeira, condenado quando era diretor da Dersa por improbidade administrativa, está impedido de ter contratos com a administração pública e de exercer o cargo.
(Com Estadão Conteúdo)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)