Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vaticano desmente PT e diz que papa Francisco não enviou terço a Lula

Segundo a Santa Sé, advogado argentino que tentou visitar petista na prisão não é emissário do papa, mas 'ex-consultor do Pontifício Conselho Justiça e Paz'

O Vaticano desmentiu nesta terça-feira 12 a informação publicada pelo PT e pelas redes sociais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira 11, de que o papa Francisco enviou um terço ao petista e que o emissário do Santo Padre, o argentino Juan Gabrois, foi impedido de visitar Lula na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde ele está preso há mais de dois meses.

Veja também

Apresentado no site e nas redes sociais de Lula como “assessor do papa Francisco para assuntos de Justiça e Paz”, Gabrois é, na verdade, “ex-consultor do Pontifício Conselho Justiça e Paz”, conforme o Vatican News, portal de informações oficial da Santa Sé.

“O advogado argentino Juan Gabrois, fundador do Movimento dos trabalhadores excluídos e ex-consultor do Pontifício Conselho Justiça e Paz, deu uma entrevista em sua tentativa de visitar o ex-presidente Lula na prisão de Curitiba, onde está detido há mais de dois meses. Grabois disse que a visita era pessoal e não em nome do Santo Padre. Ele não teve a permissão para se encontrar com Lula”, diz nota do Vatican News.

A Santa Sé ressalta que Juan Gabrois “nunca declarou que foi o papa a enviar o terço, mas simplesmente que se tratava de um terço que tinha sido ‘abençoado’ pelo papa”. Ainda segundo a nota de esclarecimento, “terços como esse são levados, como o Santo Padre deseja, a tantos prisioneiros do mundo sem entrar no mérito de realidades particulares”.

A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) diz desconhecer o envio do rosário a Lula.

Na noite desta segunda-feira, o perfil do ex-presidente no Twitter havia publicado que “o papa Francisco enviou um rosário ao presidente Lula, preso político há 67 dias. O presidente recebeu o terço na sede da Polícia Federal em Curitiba”.

 (Reprodução/Reprodução)

Já o PT, também em sua conta na rede social, escreveu: “Papa Francisco envia rosário a Lula, mas emissário é barrado na PF”. “Funcionário do Vaticano denuncia caráter ‘estritamente político’ de decisão da PF de impedir que ele visitasse Lula e desse recado enviado pelo papa”, tuitou o partido.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Ele vai receber o um terço é quando completar 4 anos e alguma coisa como presidiário. Mentirosos! É esse, o homem que brinca com o nome do Papa e que muitos católicos desse país admiram. Está na hora de enquadrar esse senhor barbudo, contumaz praticante dos 7 pecados capitais.

    Curtir

  2. alfredo lucio saback soares de quadros

    esse é um equívoco provocado propositadamente pela extrema direita que domina o jornalismo.
    na realidade o” papo” é que um admirador tentou presentear o preso crimino-político com um terço de presentes: uma algema, uma corrente para cintura e uma corrente para os pés.
    é simples assim. um modelito do amigão sérgio cabral.

    Curtir

  3. Aos alienados de plantão. Acaba de ser apagado o texto com a negativa do presente ao presidente . A página VATICANEWS não está sendo encontrada. Seria porque hein?

    Curtir

  4. Realmente agora a pagina esta offline, mas no webcache do google vc ve ela na integra.

    Curtir

  5. Agora sim. Site ORIGINAL DO VATICANO diz que houve erros de tradição e que o SANTO PADRE ENVIOU ALÉM DO TERÇO PALAVRAS DO PAPA E SEU CARINHO AOS MOVIMENTOS SOCIAIS. SITE COM NOTÍCIA CORRETA AGORA. NÃO SAIAM FALANDO BESTEIRAS. INVESTIGEM!!! QUE PENA NÉ É VERDADE QUE O CONSULTOR ERA MESMO CONSULTOR DO PAPA E QUE O RECADO MESMO QUE A MÍDIA GOLPISTA NÃO ACEITE ERA MESMO PARA O PRESIDENTE LULA BINDO DO PAPA. ACEITEM QUE DÓI MENOS!!!

    Curtir

  6. A REPORTAGEM DANDO A NEGATIVA DO FATO DA ENTREGA FOI APAGADA E AGORA CORRIGIRAM A MENSAGEM NA PÁGINA. A NOTÍCIA SEGUNDO O VATICANO FOI MAU TRADUZIDA . AÍ CLARO OS GOLPISTAS QUE NÃO ACEITAM LOGO SE ADIANTARAM. A PÁGINA ESTAVA FORA DO AR POIS ESTAVAM CONCERTANDO A LAMBANÇA. AGORA SIM !! REALMENTE FOI UM PRESENTE DO PAPA PARA O PRESIDENTE LULA

    Curtir

  7. Estão censurando, FDP.

    Curtir

  8. Foi um presente do Papa Gaio XIII.

    Curtir

  9. A Helena Leal está nos fazendo de bestas ao quadrado. Fake na bucha.

    Curtir

  10. Mudaram a página Helena porque o presente foi do Papa anjo.

    Curtir