Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Valério conclui cursos na Papuda e abate 23 dias de prisão

Mensaleiro assiste a aulas de inglês para iniciantes e direito constitucional

Condenado a 37 anos e 5 meses e 6 dias de cadeia no julgamento do mensalão, o publicitário Marcos Valério obteve redução de 23 dias na pena por ter completado dois cursos enquanto esteve preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Valério assistiu a aulas à distância de “inglês para iniciantes” e de “direito constitucional” do Centro de Educação Profissional (Cened), que possui convênio com o governo do Distrito Federal. Ele foi aprovado após fazer testes de conhecimento na Papuda.

A Vara de Execuções Penais do Distrito Federal comunicou sobre o abatimento da pena de Valério em ofício enviado ao Supremo Tribunal Federal. A informação foi publicada neste sábado pelo site G1. Em abril, o mensaleiro teve quinze dias de prisão descontados por causa das 180 horas de aula de direito constitucional. Ele estudou a disciplina entre janeiro e março deste ano. Valério já havia conseguido abater oito dias do tempo de cadeia a que foi condenado em função de 100 horas de aulas de inglês para iniciantes. Ele obteve o diploma entre novembro e dezembro do ano passado.

Operador do mensalão, Valério foi condenado por corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Ele deve ser transferido para a Penitenciária Nelson Hungria, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a pedido da defesa.

Leia também:

Barbosa autoriza transferência de Valério para Minas