Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Tucanos devem aprovar voto distrital na próxima semana

Líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira fará levantamento sobre posição da bancada a partir de questionário entregue a deputados

Os deputados tucanos têm até a semana que vem para entregar um questionário sobre reforma política ao líder do partido na Câmara dos Deputados, Duarte Nogueira (SP). Em uma atitude inusitada, o líder do PSDB entregou um documento de nove páginas aos 53 deputados da legenda com questões sobre o sistema eleitoral, tempo de mandato, financiamento de campanha, candidatura e coligações.

No questionário, o deputado seleciona entre as opções apresentadas aquela a qual defende. Também há espaço para apresentação de propostas e sugestões para a reforma. O objetivo é fazer um levantamento da posição da bancada e levar as conclusões à executiva do partido em um encontro previsto para a próxima semana.

Na ocasião, os tucanos devem bater o martelo sobre a proposta do voto distrital – em que as unidades federativas são divididas em distritos, sendo que cada um deles elege um único representante pela maioria de votos. “O PSDB vai caminhar para o voto distrital”, acredita Nogueira.

Muitos tucanos têm feito campanha a favor do voto distrital. O candidato derrotado à Presidência José Serra e o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), por exemplo, são a favor da adoção do sistema nas eleições de vereador em 2012 nas cidades onde há mais de 200.000 eleitores, o que corresponde a quase 40% do eleitorado brasileiro.