Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

TRF4 nega último recurso e Moro pode determinar prisão de Dirceu

Com a rejeição de embargos de declaração, petista pode começar a cumprir de pena de mais de 30 anos de prisão na Operação Lava Jato

A 4ª Seção do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou, por unanimidade, o último recurso do ex-ministro José Dirceu (PT) contra uma condenação sua na Operação Lava Jato.

A partir de agora, de acordo com o acórdão da condenação original, o juiz Sergio Moro pode determinar a qualquer momento que o petista comece a cumprir a pena de 30 anos, nove meses e dez dias de prisão, pelos crimes de corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

No último dia 19 de abril, o colegiado (formado pelos desembargadores da 7ª e da 8ª turmas criminais do TRF4) já havia recusado os embargos infringentes do ex-ministro. No entanto, como aceitaram analisar o processo, permitiram que ele apresentasse novos embargos de declaração e protelasse em mais um mês a execução provisória da sentença.

José Dirceu foi considerado culpado por ter promovido vantagens indevidas à empreiteira Engevix em ao menos quatro contratos com a Petrobras, que lhe renderam pagamentos de propina, segundo a denúncia — a defesa nega as acusações. Votaram os desembargadores Salise Sanchotene, Márcio Rocha, Cláudia Cristófani, Victor Laus, Leandro Paulsen e João Pedro Gebran.

Paralelo a isso, segue tramitando no Supremo Tribunal Federal (STF) um habeas corpus preventivo de Dirceu para evitar a prisão. O pedido de liminar foi negado pelo relator, o ministro Dias Toffoli, que encaminhou o caso para análise da Segunda Turma da Corte, o que ainda não ocorreu.

O TRF4 teve a mesma posição a respeito do ex-diretor da Engevix Gerson Almada e do empresário Fernando Moura. Ambos podem ter executadas as penas, de 29 anos e oito meses e 12 anos e seis meses, respectivamente.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Ataíde Jorge de Oliveira

    😮 *+* 😮
    17/5/2.018!

    Curtir

  2. hildo molina

    aleluia! obrigado trf4, parabéns. vai Moro, mete a bola pra dentro.

    Curtir

  3. José Olímpio Castro

    É tipo de bandido da pior espécie.

    Curtir

  4. hildo molina

    coloque-o no mesmo local para que possa prestar solidariedade ao outro presidiário.

    Curtir

  5. O que o G.Mendes vai aprontar agora?

    Curtir

  6. Acho que tem que colocar o josé dirceu no isolamento…. sujeito perigosíssimo e psicopata. Ele pode ser uma ameaça à integridade física dos outros detentos.

    Curtir

  7. Democrata Cristão (Liberdade de Expressão é meu direito CF 88 art 5 e art 220)

    Dirceu, uma vida inteira dedicada a um projeto falido para depois apodrecer na cadeia. Socialistas e comunistas são as pessoas mais inúteis do mundo.

    Curtir

  8. Cristian Lombardi

    Vai ficar mais um pouco na cadeia, até vir um tougado “brother” e solta-lo… nem adianta comemorar

    Curtir

  9. Cristian Lombardi

    Esse é um dos heróis que lutaram contra a ditadura…. Corrupto condenado!
    Espero que devolva as indenizações milionárias que recebeu.
    José Dirceu representa toda a esquerda brasileira…
    Inimigo da Pátria!

    Curtir

  10. Mario Pagliarini

    Tem que manter isso aí ! Chora pt.

    Curtir