Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Supremo autoriza reforço da escolta permanente de Fachin

Relator das ações da Lava Jato no Supremo, ministro relatou estar sofrendo ameaças, dirigidas a ele e a sua família

O Supremo Tribunal Federal (STF) informou, por meio de nota, na noite desta terça-feira (27), que autorizou o aumento do número de agentes para escolta permanente do ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato na Corte.

Em entrevista ao jornalista Roberto D’Ávila exibida nesta noite pelo canal Globonews, Fachin relatou estar sofrendo ameaças, dirigidas a ele e a sua família.

A presidência do STF também reforçou um pedido para que a diretoria-geral da Corte examine e tome providências para aumento de número de seguranças para a família do ministro em Curitiba, conforme por ele solicitado.

“Nos dias atuais, uma das preocupações que tenho não é só com julgamento, mas também com a segurança de membros de minha família. Tenho tratado desse tema e de ameaças que tem sido dirigidas a membros da minha família”, disse o ministro na entrevista.

Segundo o relator, algumas medidas já estão sendo tomadas. “Nem todos os instrumentos foram agilizados, mas eu efetivamente ando preocupado com isso e esperando que não troquemos a fechadura de uma porta já arrombada também nesse tema”, complementou. 

A presidência do STF ainda solicitou à Polícia Federal que duas delegadas especializadas em segurança sejam deslocadas para Curitiba. A medida busca verificar quais as melhores e mais eficazes providências deveriam ser tomadas para casos de magistrados ameaçados no país.

Também foi encaminhado um ofício indagando a todos os ministros do STF sobre a necessidade de alteração ou aumento do número de agentes de segurança “para, se for o caso, a tomada das providências cabíveis”. Até a publicação desta notícia, nenhum ministro havia feito esta solicitação, de acordo com a assessoria do Supremo.

(com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Senhor Ministrio Fachin sabemos que não vai se atemorizar e nem se dobrar. Citando W. Churchill ” Não existe mal maior do que nos submetermos à injustiça e a violência por meio da guerra. A partir do momento em que vos mostrardes incapazes de defender nossos direitos contra um agressor, deixará de haver limites para as exigências e as humilhações que tereis de sofrer.”

    Curtir

  2. Pacífico Guerra

    …você só colheu o que você plantou…

    Curtir

  3. Carlos G S Maldonado

    Senhores ministros do STF, a paciencia do povo do qual eu me enqudro, esta ficando muito pequena com vossas excelências. Estamos entendendo que temos bandidos no STF julgando outros de mesma quadrilha.

    Curtir

  4. Do lado de cá há mais de 200 milhões de vítimas dos bandidos (pequenos e grandes) e do estado aparelhado e corrompido que os protege. Todos esses milhões se arrastam pela vida sendo roubados, humilhados, pisoteados, abandonados à própria sorte e até à morte, por essa estrutura que nunca pune os maiores kulpados por tantas desgraças. No meio dessa imensidão de gente, sempre há os destemperados, os desmiolados, os agressivos, os que já não têm nada a perder. Ninguém, com saúde mental, deseja a tragédia, o caos, mas o fato é que eles já são a nossa vida há algum tempo.

    Curtir