Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

STF pede parecer do MP sobre transferência de Valério

Operador do esquema de corrupção cumpre pena de 37 anos e cinco meses pelos crimes de corrupção, peculato, lavagem de dinheiro e evasão de divisas

Por Da Redação 30 dez 2013, 17h19

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, pediu à Procuradoria-Geral da República que, em três dias, envie parecer sobre o pedido de transferência feito pelo empresário Marcos Valério para Belo Horizonte (MG). Somente depois de analisado o parecer, Barbosa decidirá se autoriza a transferência de Valério, preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, para a capital mineira.

Valério cumpre pena de 37 anos e cinco meses pelos crimes de corrupção, peculato, lavagem de dinheiro e evasão de divisas impostas no julgamento do mensalão. De acordo com a acusação, ele era o operador do esquema de corrupção.

Confira as penas dos condenados do mensalão

Preso em Brasília desde 15 de novembro, Valério pediu na semana passada transferência para o presídio Nelson Hungria, na região metropolitana de Belo Horizonte. A defesa argumenta que a família tem arcado com altos custos para visitá-lo na cadeia.

Para o mesmo presídio foram também transferidos os ex-dirigentes do Banco Rural José Roberto Salgado e Vinícius Samarane. Do total de presos, sete já foram transferidos.

A pena imposta pelo Supremo a Valério foi de 40 anos, 4 meses e 6 dias. A condenação pelo crime de formação de quadrilha ainda é contestada em recurso da defesa. Por essa razão, ele cumpre as penas pelos outros quatro crimes praticados.

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade
Publicidade