Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Serra e Russomano lideram pesquisa eleitoral em SP

Em levantamento do Datafolha, tucano aparece com 30%, contra 26% do candidato do PRB. Haddad (PT) e Soninha (PPS) estão empatados com 7%

Uma pesquisa de intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo, divulgada neste sábado pelo instituto Datafolha, mostra o tucano José Serra na frente da disputa, com 30% da preferência dos eleitores. Celso Russomano (PRB) aparece em segundo lugar, com 26%. Como a margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais, os dois candidatos estão tecnicamente empatados. Russomano vem registrando um crescimento consistente desde o ano passado. Em dezembro ele tinha 16%, oscilou para 17%, foi para 19% em março e 21% em junho. No fim de junho, subiu para 24%.

Leia também:

Eleições 2012: A educação no centro da disputa em São Paulo

Serra compara ação de petistas na internet a tropa nazista

Fernando Haddad (PT)

Gabriel Chalita (PMDB)

Paulinho da Força (PDT)

O Datafolha também apurou as taxas de conhecimento e de rejeição dos candidatos. Serra lidera as duas. É conhecido por 99% dos eleitores, mas rejeitado por 37%, seu maior índice negativo desde a primeira pesquisa da série, em setembro de 2011. O nome de Paulinho tem rejeição de 21% do eleitorado e o de Soninha, 19%.

A pesquisa mostra a influência de cada cabo eleitoral para a campanha dos candidatos. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff aparecem com os mais eficazes apoiadores. O prefeito Gilberto Kassab e Paulo Maluf, como os piores. Segundo o Datafolha, 40% dos entrevistados votariam no candidato indicado por Lula e 33% naquele apontado por Dilma. Por outro lado, 72% dos eleitores deixariam de votar em um candidato se ele tivesse o apoio de Kassab e 77% se tivesse o aval de Maluf. Lula, Dilma e Maluf estão com Fernando Haddad. Kassab, com Serra.

Leia também

Fernando Haddad: ‘Quem determina o caminho sou eu’

José Serra: ‘Quero debater a cidade, não especular sobre 2014’