Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Secretaria de Saúde recua e diz que parlamentares não tentaram invadir UTI

Kim Kataguiri (DEM-SP), Arthur do Val (Patriotas) e Ricardo Mellão (Novo) fizeram visita surpresa ao Hospital Geral de Guarulhos

Por Da Redação Atualizado em 17 abr 2021, 19h21 - Publicado em 17 abr 2021, 11h15

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo afirmou, em publicação nas redes sociais, que o deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) e os deputados estaduais Arthur do Val (Patriotas), conhecido como Mamãe Falei, Ricardo Mellão (Novo) e alguns vereadores “invadiram” e “tentaram acessar à força” o Hospital Geral de Guarulhos na tarde desta sexta-feira, 16. Segundo a pasta, os parlamentares “colocaram em risco pacientes e profissionais”.

O momento da ação foi filmado pelas câmeras de segurança da unidade de saúde e divulgado pela própria pasta no Twitter. Depois da repercussão do caso, a Secretaria de Saúde decidiu recuar neste sábado, dia 17, e dizer que, pelas imagens do “mal entendido”, “notou-se que não houve tentativa de acesso ao espaço da UTI do Hospital”. Mas frisou que a “visita de parlamentares em meio a uma pandemia não é recomendável”.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Arthur Do Val declarou que o grupo pediu permissão para entrar, mas foi solicitado que aguardassem. Os congressistas, então, disseram que não podiam esperar e houve “um choque de uma fiscalização surpresa com vídeo; as pessoas resistem e isso é normal”, mas que “em nenhum momento usamos de grosseria e violência”. Segundo ele, os deputados foram acompanhados “100% do tempo” pelo diretor do hospital e sua equipe e que “não visitou UTI e área Covid”. Arthur do Val disse ainda que o grupo não visitou a UTI ou a ala dedicada aos pacientes com Covid-19.

Continua após a publicidade

Também no Twitter, Kim Kataguiri afirmou que é “bizarro que, no meio de uma pandemia, a pasta dedique seu tempo para espalhar mentiras na internet”, e compartilhou vídeo com as explicações de Arthur do Val. Segundo o deputado estadual, eles participaram de uma “fiscalização surpresa ao hospital”.

Continua após a publicidade

O vereador Lucas Sanches (PP) divulgou um vídeo da ação por meio de seu perfil no Facebook. “Cheguei de surpresa para fiscalizar o hospital”, escreveu ele. Vestindo um colete com a frase “fiscal do povo”, o vereador conversa com pessoas presentes no local e funcionários do hospital.

O deputado Ricardo Mellão, em nota enviada a VEJA, afirmou que em nenhum momento tentou ou quis invadir a ala de Covid-19 e nem foi o objetivo da fiscalização no Hospital Geral de Guarulhos. O parlamentar explica que sua agenda era voltada ao acompanhamento de projetos importantes no combate ao Covid-19 e seguiu, junto a outros parlamentares, para uma visita de fiscalização acompanhada pelos profissionais locais. A visita se restringiu a conferir o prontuário de presença dos médicos, o atendimento à população e os itens do almoxarifado. Segundo Mellão, sua rotina de trabalho como deputado consiste em fiscalizar equipamentos públicos, como já fez em diversas ocasiões. O deputado disse entender que visitas-surpresa geram desconforto, pediu desculpas pelo mal-entendido, e elogiou o trabalho dos profissionais do hospital. Mellão lamentou ainda a forma como o episódio foi tratado pela Secretaria da Saúde.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.