Reunião entre Lula e ministros tem cobrança por empenho em avanços na segurança pública
Segundo a ministra das Relações Institucionais, alguns pontos do PL Antifacção, por exemplo, ainda preocupam o governo
O presidente Lula se reuniu com ministros do governo que já foram governadores, nesta quinta-feira, e pediu empenho para que os chefes das pastas “sensibilizem” parlamentares para garantir o avanço de pautas voltadas à segurança pública no Congresso, sobretudo a PEC da Segurança e o PL Antifacção.
Ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann afirmou que os ministros presentes, por serem ex-governadores, “têm relação com os deputados de suas bancadas e dialogam com eles”.
“O presidente queria ouvir a experiência dos governadores em relação a isso e a tramitação da pauta da segurança. Foi uma reunião produtiva porque os ministros reiteraram a importância da aprovação desses marcos legais, principalmente a PEC da Segurança, que desde abril está no Congresso, para fazer exatamente a integração das forças de segurança federal com as estaduais e municipais. Temos uma menção pequena sobre segurança pública na Constituição, e a PEC nos dá condições de fazer essa integração”, declarou Gleisi.
Segundo a ministra, alguns pontos do PL Antifacção ainda preocupam o governo. O texto, que passou a ser chamado pelo relator do projeto, deputado Guilherme Derrite (PP-SP), de Marco Legal do Combate ao Crime Organizado, ainda não abordou de forma clara, na visão dos governistas, uma determinação a respeito das facções. Ainda de acordo com a ministra, há pontos que precisam voltar ao texto do projeto, principalmente a respeito da Polícia Federal.
No encontro, estiveram presentes os ministros Rui Costa, da Casa Civil, que governou a Bahia, Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, que governou o Piauí, Geraldo Alckmin, vice-presidente e titular do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, que governou São Paulo, Camilo Santana, da Educação, que governou o Ceará, Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional, que governou o Amapá, e Renan Filho, dos Transportes, ex-governador de Alagoas.
PF deu de cara com filho de Lula ao cumprir mandado contra ex-nora do presidente
PF mira corrupção em ministério do PT e esbarra em ex-sócio de Lulinha e ex-nora de Lula
Inmet emite alerta laranja para tempestades em SP e outros três estados nesta quinta, 13
Filha de Faustão, Lara Silva atualiza estado de saúde do pai
O que a nova decisão de Moraes sinaliza sobre possível prisão de Bolsonaro







