Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Raquel Dodge quer Gleisi julgada por sucessor de Moro em Curitiba

PGR pede a ministro Edson Fachin, do STF, que inquérito de deputada vá para as mãos do juiz Luiz Antonio Bonat, titular da 13ª Vara Federal

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o envio de inquérito no qual são investigados a ex-senadora, presidente do PT e atual deputada, Gleisi Hoffmann (PR), e seu marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, para a 13ª Vara Federal de Curitiba. Em 2018, VEJA teve acesso ao relatório final do inquérito (leia a matéria completa).

O pedido foi direcionado ao ministro Edson Fachin, para que o processo seja enviado a Luiz Antonio Bonat, juiz titular da vaga que era de Sergio Moro. A denúncia por organização criminosa foi apresentada em 2017 e tramita no Supremo.

Apesar de ter foro privilegiado como deputada federal, Gleisi foi acusada por fatos ocorridos no período em que era senadora e, por isso, segundo a PGR, o caso não deve mais ficar no STF.

No ano passado, a corte restringiu o foro para casos ocorridos durante o mandato e por fatos ligados ao cargo —o que também retira do Supremo casos de mandatos cruzados, como o de Gleisi.

A denúncia contra ela no STF inclui Paulo Bernardo por causa da estreita ligação entre ambas as condutas no caso.

No ano passado, Fachin enviou para a primeira instância da Justiça Federal de Brasília a parte da denúncia envolvendo Lula, Dilma Rousseff, Antonio Palocci, Guido Mantega e João Vaccari — todos integrantes do chamado “quadrilhão do PT”, já sem o foro privilegiado.

OUÇA OS PODCASTS DE VEJA

Já ouviu o podcast “Funcionário da Semana”, que conta a trajetória de autoridades brasileiras? Dê “play” abaixo para ouvir a história, os atos e as polêmicas da deputada federal e presidente do PT Gleisi Hoffmann. Confira também os outros episódios aqui.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Elias Ribeiro

    Dona Dodge está infesada. Melhor tomar um laxante minha senhora.

    Curtir

  2. Edilson Umbelino

    Gleisi Hoffmann, coloque a barba do seu marido de molho.

    Curtir

  3. Jose Paraense

    Ta demorando!!!

    Curtir