Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

PSDB quer conquistar prefeitos na reta final da campanha

Orientado por Aécio, Serra assumiu um compromisso em relação ao Fundo de Participação de Municípios (FPM), sem mencionar aumento do porcentual de repasses a prefeitos

Para garantir o apoio dos prefeitos, tradicionais puxadores de votos nos estados, o PSDB decidiu “municipalizar” o discurso nesta reta final da campanha. O partido já sinaliza, até, com um pacote de bondades para as prefeituras. De acordo com reportagem do jornal O Estado de São Paulo, uma reunião na segunda-feira entre líderes tucanos, do DEM e do PPS serviu para esboçar o discurso para as lideranças municipais.

O principal incentivador dessa aproximação entre o candidato tucano à Presidência, José Serra, e os prefeitos é o senador eleito Aécio Neves, que neste segundo turno tem colocado a serviço de Serra todo o seu capital político. Na semana passada, Aécio reuniu 450 das 850 prefeituras mineiras para pedir apoio ao presidenciável tucano. A coordenação de campanha considera que os prefeitos, assim como foram fundamentais na virada de Anastasia, eleito governador do estado, serão protagonistas numa eventual reversão do quadro em Minas no segundo turno.

Orientado por Aécio, Serra assumiu um compromisso em relação ao Fundo de Participação de Municípios (FPM), sem mencionar aumento do porcentual de repasses a prefeitos. Aécio defende o compromisso de recuperação do FPM para dar melhores condições aos prefeitos para administrarem seus municípios. Aécio fez questão de salientar a importância da sinalização de um pacote de benesses para os prefeitos.

Durante o encontro, uma das medias citadas é a criação de um piso para o FPM, evitando que os recursos do fundo variem. A proposta, porém, ainda depende da aceitação de Serra.