Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

PSDB de São Paulo expulsa Alberto Goldman por ‘infidelidade partidária’

Ex-governador paulista criticava desde o ano passado o candidato ao governo do partido, João Doria; também foram expulsos Saulo de Castro e mais 15 filiados

Por Da Redação Atualizado em 9 out 2018, 00h20 - Publicado em 8 out 2018, 21h52
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O PSDB expulsou de seus quadros, nesta segunda-feira (8), o ex-governador de São Paulo e ex-presidente nacional do partido Alberto Goldman, que pertencia à sigla havia 21 anos, por “infidelidade partidária”. Também foram desligados da agremiação o atual secretário de Governo de São Paulo, Saulo de Castro, e mais 15 filiados. Cabe recurso.

    A decisão, aprovada pelo diretório estadual e confirmada à imprensa pelo presidente municipal do partido, o vereador João Jorge, foi tomada um dia após a derrota nas urnas do presidenciável tucano Geraldo Alckmin, que obteve apenas 4,76% dos votos válidos no primeiro turno, e da confirmação de que o também tucano João Doria irá disputar o segundo turno com Márcio França (PSB), no próxima dia 28, pelo governo de São Paulo.

    Goldman, que pertenceu ao MDB, estava filiado ao PSDB desde 12 de fevereiro de 1997. Ele começou a se desentender publicamente com João Doria no ano passado, quando publicou um vídeo dizendo que o então prefeito de São Paulo era “político sim, mas dos piores políticos que já tivemos aqui em São Paulo”. Ao se eleger, Doria se vendia como “gestor”, e não político.

    Em resposta, o prefeito publicou à época outro vídeo chamando Goldman de “improdutivo” e “fracassado”. “Você coleciona fracassos na sua vida e agora vive de pijamas na sua casa. Fique com a sua mediocridade que eu fico com o povo que me elegeu, Alberto Goldman”, afirmou.

    Nestas eleições, Goldman voltou a atacar Doria, que está no PSDB desde 2001. “Agora candidato a governador, João Doria novamente se coloca como gestor capaz de ‘acelerar’ São Paulo. A verdade é que tirou do papel muito pouco do que propagandeou como prefeito da capital”, disse. Ele também se manteve como um dos interlocutores de Paulo Skaf (MDB), que concorreu ao governo, mas ficou fora do segundo turno.

    Continua após a publicidade

    Goldman foi eleito vice-governador de São Paulo na chapa encabeçada por José Serra, em 2006. Em 2010, ele assumiu o cargo, no qual ficou por oito meses. Ele também já foi deputado estadual, deputado federal e ministro dos Transportes no governo Itamar Franco (MDB). A reportagem não conseguiu contato com ele. Ao jornal Folha de S.Paulo, ele afirmou não ter “nenhum panaca nesse partido (PSDB) que tenha condição moral de pedir a minha expulsão”.

    Saulo de Castro foi secretário da Segurança Pública no governo Alckmin. Atualmente, é secretário de Governo na gestão de França, que era vice de Alckmin e assumiu após decisão do tucano de concorrer à Presidência. O diretório estadual diz que ele fazia campanha para o atual governador do PSB. Os outros 15 foram desligados por terem anunciado apoio a Jair Bolsonaro (PSL).

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.