Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Protestos pela Amazônia são convocados em oito capitais

Grupos estão se mobilizando nas redes sociais após vir à tona o aumento de focos de incêndio na floresta amazônica neste ano

Uma corrente divulgada nas redes sociais convoca manifestações pela preservação da Amazônia em oito capitais do país para este fim de semana. Os atos estão sendo organizados pelo movimento 342, liderado pela produtora Paula Lavigne. Com o mote “Todos pela Amazônia”, o principal protesto deve acontecer na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, no domingo 25.

Nos últimos dois dias, diversos artistas se manifestaram sobre a destruição na Amazônia, entre eles Anitta, Elza Soares, Caetano Veloso, Taís Araújo, Luan Santana e Daniel Alves. A maioria compartilhou a mensagem “Rezem pela Amazônia”. Artistas do exterior também se mobilizaram em suas redes, como Leonardo DiCaprio, Lindsay Lohan, Kim Kardashian, entre outros.

Atos em defesa da floresta também estão sendo marcados no exterior. Uma passeata em Sydney, na Austrália, foi planejada para o domingo pela comunidade brasileira na cidade.

A comoção aumentou nesta semana após a divulgação de informações sobre o aumento das queimadas na Amazônia. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as queimadas tiveram um acréscimo de 82% de janeiro a agosto de 2019 ante o mesmo período do ano passado. Esta é a maior alta no índice em sete anos.

Segundo especialistas, a alta de incêndios está relacionada ao desmatamento promovido para a criação de pastagens e lavouras, uma vez que neste ano não houve um período de seca tão intenso como nos anos anteriores.