Promotor Conserino diz estar ‘perplexo’ com insultos de Lula
Ele foi responsável por denunciar e pedir a prisão preventiva do ex-presidente. Promotores apostam que Sergio Moro vai devolver processo à Justiça de SP

Alvo de insultos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em depoimento à Polícia Federal, o promotor de Justiça Cássio Conserino afirmou ao site de VEJA que está “perplexo” com as palavras do petista. “A palavra é perplexidade. Posso resumir em uma palavra o que disseram em relação a minha esposa e minha mãe: perplexo, perplexo, só isso”, repetiu o promotor.
Conserino afirmou que tomou conhecimento apenas nesta segunda-feira do conteúdo do depoimento de Lula, prestado no dia 4 de março, no Aeroporto de Congonhas (SP). A Justiça Federal liberou nesta manhã a transcrição da oitiva na íntegra. Lula depôs à força-tarefa da Operação Lava Jato. O ex-presidente chamou o promotor de “moleque”, disse que ele deveria ser “preso pela PF” e ainda instou a força-tarefa a intimar “a mulher e a mãe do promotor” a depor sobre a propriedade do tríplex no Guarujá (SP), reformado para o petista pela empreiteira OAS, sucessora da cooperativa Bancoop, ligada ao PT.
Leia mais:
À PF, Lula ataca promotor que o denunciou: ‘Mande prendê-lo’
Lula ironiza tríplex: ‘Era pequeno, tipo Minha Casa Minha Vida’
Na semana passada, Conserino denunciou criminalmente Lula, a ex-primeira-dama Marisa Letícia e o filho mais velhos deles, Fábio Luís, o Lulinha. Ele também pediu a prisão preventiva do ex-presidente, acusado de falsidade ideológica e lavagem de dinheiro (ocultação de patrimônio). O caso agora foi remetido para as mãos do juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, porque a Justiça paulista entendeu que os crimes já estavam em apuração na Lava Jato e são de esfera federal.
O site de VEJA apurou que os promotores de São Paulo, que investigam desmandos na Bancoop desde 2007, apostam que Moro “vai devolver os autos” à esfera estadual. Também trabalham na investigação os promotores José Carlos Blat e Fernando Henrique de Moraes Araújo.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)