Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Procuradoria denuncia 443 políticos por ‘farra das passagens’

O ministro Moreira Franco, o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) e o ex-ministro Ciro Gomes são alguns dos denunciados, segundo site

A Procuradoria da República na 1ª Região denunciou 443 ex-deputados por uso indevido de dinheiro público  no caso que ficou conhecido como “farra das passagens”. Segundo o site Congresso em Foco, o crime atribuído a eles é de peculato, que prevê pena de dois a doze anos de prisão em caso de condenação.

Revelado em 2009, o esquema consistia em deputados e senadores que usavam recursos do Congresso para pagar passagens para amigos e familiares viajarem no Brasil e no exterior.

Leia também:
Andrade Gutierrez tratou de Confins com Moreira Franco

Entre os ex-parlamentares que constam na denúncia, apresentada na última sexta-feira, estão o atual secretário do Programa de Parcerias de Investimentos do governo Michel Temer, Moreira Franco, o prefeito reeleito de Salvador, ACM Neto (DEM) e o ex-ministro Ciro Gomes – pré-candidato do PDT à Presidência da República. Os ex-deputados Antonio Palocci (PT) e Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que estão presos no âmbito da Operação Lava Jato, também são alvos da Procuradoria.

Embora fosse presidente da Câmara na época em que o caso veio à tona, o presidente Michel Temer não está na denúncia, segundo o site.

Os ex-parlamentares se tornarão réus se a Justiça aceitar a denúncia. Segundo o Congresso em Foco, as acusações contra os ex-deputados estão distribuídas em 52 denúncias subscritas pelo procurador Elton Ghersel. Caberá ao relator, o desembargador Olindo Menezes, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região receber ou rejeitar a acusação do Ministério Público Federal.

Ao Congresso em Foco, os citados negaram irregularidades no uso das verbas da Câmara.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Essa eu quero ver. A esperança é a última que morre…

    Curtir

  2. Até o neto do malvadinho?? kkkkk vixii. Malvadinho farrista neto.

    Curtir

  3. Jose Hamilton Mendonca Mendonca

    Quer dizer que o Ciro Gomes, que abre a boca e critica todo mundo, está no meio da bagunça também? É de admirar, quem fala como ele, até parece que está falando com um santo. Me engana que eu gosto.

    Curtir

  4. Ciro Gomes, gostava de viajar de avião com dinheiro público, sem irmão Cid Gomes, não foi diferente, quando Governador do CEARÁ. Suas novas pretensões de chegar ao Planalto, se era difícil, vai ser impossível!

    Curtir

  5. Mais uma notícia péssima para Moreira Franco, homem de estrita confiança do Presidente Temer!

    Curtir

  6. O reeleito da boa terra Salvador, não conseguir salvar dos bilhetes aéreos do erário público!

    Curtir

  7. Carlos Roberto Batista

    Pois é senhor Ciro Gomes. O senhor concede entrevista e parece o homem mais correto do mundo. A casa caiu…o senhor acha que alguém em sã consciência acredita em suas palavras?? Quer passar vexame, candidata outra vez…

    Curtir

  8. Brasil ta precisando fazer uma faxina nessa bandidagem. Voltar não a época de chumbo, porque derrete, mas a era do aço. paredão nesse safados, pois não servem pra nada. Bandidos!

    Curtir

  9. Se o total de denunciados é 443, por que a matéria só “expõe” MENOS DE meia-dúzia de gatos “pinçados”?

    Curtir