Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Prefeito de Dallas recusa-se a dar as boas vindas a Bolsonaro

Convencido por vereadores, o democrata Mike Rawlings abandona a cortesia e rejeita participar de qualquer encontro com o brasileiro

O prefeito de Dallas voltou atrás de sua declaração inicial sobre a visita do presidente Jair Bolsonaro à cidade do Texas, nos Estados Unidos. O democrata Mike Rawlings, diante de um abaixo assinado de 7 dos 14 vereadores da cidade, avisou que, além de não dar as boas vindas ao presidente brasileiro, não participaria de nenhum evento com o líder brasileiro.

O chefe do escritório de comunicação da prefeitura, Scott Goldstein, confirmou para VEJA a versão divulgada por um vereador durante protesto na calçada do edifício do World Affairs Council, sede do think tank local onde Bolsonaro receberá o prêmio “Personalidade do Ano” nesta quinta-feira, 17. A premiação é conferida pela Câmara de Comércio Americana-Brasileira.

O prêmio teria sido entregue a Bolsonaro em Nova York na terça-feira, 14, se sua presença não tivesse alimentado a resistência de ambientalistas, de grupos LGBTQ e do próprio prefeito nova-iorquino, Bill de Blasio. O Palácio do Planalto concluiu pelo cancelamento do evento em Manhattan e, em seguida, surgiu Dallas, no Texas, como local supostamente mais afável. 

O prefeito Mike Rawlings, que está para deixar o cargo em junho, havia adotado um tom mais conciliador. Dissera que, apesar de não concordar com as políticas de Bolsonaro, ele fora eleito legitimamente e mereceria as boas vindas, em respeito aos brasileiros.

Mas, diante da pressão de grupos LGBTQ de Dallas e de uma conversa com vereadores, Rawlings se distanciou da visita do chefe de estado brasileiro. O único vereador gay da câmara de Dallas, Omar Narvaez, um signatário da carta de protesto contra a visita, anunciou a decisão do prefeito durante o pequeno protesto na calçada do World Affairs Council, agradecendo a liderança de Rawlings.

Narvaez afirmou que o Brasil é o país que mais assassina transgêneros no mundo.


OUÇA OS PODCASTS DE VEJA

Já ouviu o podcast “Funcionário da Semana”, que conta a trajetória de autoridades brasileiras? Dê “play” abaixo para ouvir a história, os atos e as polêmicas do prefeito do Rio, Marcelo Crivella. Confira também os outros episódios aqui.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. O prefeito de Dallas não quer se sujar associando sua imagem à do capitão.

    Curtir

  2. Paulo Bandarra

    A ditadura gay mostrando para que veio.

    Curtir

  3. Paulo Bandarra

    Sugiro que os gays americanos não venham ao Brasil. Vão fazer turismo na Arábia Saudita.

    Curtir

  4. Ana Lúcia de Fonseca

    O presidente é uma vergonha mundial.

    Curtir

  5. “Boas vindas” sem hífen… Alguma dúvida de que o maior problema do Brasil é EDUCAÇÃO?

    Curtir