Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

PRB retira candidatura de Campos, segue PSL e anuncia apoio a Maia

Novo líder do partido, deputado Jonathan de Jesus (RR) afirmou que colega não conseguiria vencer a disputa sem apoio do governo Bolsonaro

O novo líder do PRB na Câmara, deputado Jonathan de Jesus (RR), afirmou nesta quarta-feira, 2, que o colega de bancada João Campos (GO) retirou sua candidatura à presidência da Câmara e decidiu apoiar a reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para o cargo, em linha com o PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro.

“Acreditávamos que o João fosse ser o candidato escolhido do governo. Com a decisão do PSL de apoiar o Rodrigo, não tem porque o João continuar na disputa”, disse Jonathan. O líder do PRB, que está em Roraima, afirmou que o apoio a Rodrigo Maia foi acertado em conversas por telefone com a direção partidária e deverá ser formalizado pessoalmente nesta quinta em Brasília.

Jonathan destacou que na composição da nova Mesa Diretora, o PRB — que elegeu em outubro trinta deputados — deverá ficar com a 1ª Vice-Presidência da Câmara. Em uma eventual permanência da candidatura de Campos, avaliou ele, a bancada poderia ficar fora do bloco de apoio ao governo Bolsonaro e perder o direito de ocupar postos importantes do Legislativo.

A decisão do PRB fortalece ainda mais a candidatura de Maia, após o anúncio do deputado Luciano Bivar (PE), presidente do PSL, de dar apoio à reeleição dele. O partido de Bolsonaro elegeu 52 deputados e, no acordo com Maia, deverá ter direito, entre outros, a escolher a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importantes da Casa, e a 2ª Vice-Presidência.