Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Políticos se manifestam sobre a morte de Romeu Tuma

A morte do senador Romeu Tuma, aos 79 anos, provoca manifestações da classe política. Internado no Hospital Sírio-Libanês desde o dia 8 de setembro, o senador era candidato à reeleição no pleito deste ano. Abaixo, as principais frases:

“Além de um político importante, perco um amigo. Quero neste momento mandar meu abraço à família. Éramos amigos pessoais. Soube quando já estava viajando. Fui colega dele no Senado. Um homem sereno.” (José Serra – candidato do PSDB à Presidência)

“Romeu Tuma foi um grande homem público. Sua morte é uma perda para São Paulo e para o Brasil. Compartilho do profundo pesar dos amigos e familiares.” (Geraldo Alckmin – PSDB-SP)

“Recebi com tristeza a notícia do falecimento do senador Romeu Tuma, um político honrado, que sempre pautou suas ações pela defesa intransigente da democracia e pela ética. Além disso, foi um servidor público de conduta firme, que dedicou sua vida em prol do bem comum, um homem íntegro e que sempre procurou se guiar pelo que julgava ser o interesse da população, assim como nunca deixou de ser uma referência positiva para a política do País. É uma grande perda para o Brasil, para São Paulo, para o Senado brasileiro e para o PTB. Tuma fará enorme falta neste Brasil carente de homens públicos de valor. O legado de Romeu Tuma é o da honradez e o da decência.” (Roberto Jefferson, presidente do PTB)

“Triste com a perda do amigo, companheiro e conciliador, o senador Romeu Tuma. O Senado e o Brasil perdem uma grande figura humana.” (Delcídio Amaral – PT-MS)

“Tuma era singelo e sensível. Acho difícil encontrar uma figura que, a mim, tenha influenciado – para o bem – que nem o Tuma.” (Pedro Simon – PMDB-RS)

“Romeu Tuma extravasou nos últimos momentos de sua atividade parlamentar muita emoção e sensibilidade humana nesta casa. Um homem profundamente sensível às causas populares, especialmente as dos menos favorecidos” (Álvaro Dias – PSDB-PR)

“Meus pêsames à família do Senador Romeu Tuma, querido e carinhoso amigo, pelo falecimento dele, ocorrido hoje. Tuma, homem da segurança, delegado da Polícia Federal, corregedor do Senado, jamais deixou a firmeza ofuscar a ternura. Saúde à memória de Tuma. Um grande brasileiro. Vá em paz, querido amigo.” (Arthur Virgílio – PSDB-AM)

“O Senado perde um grande senador. Sua família perde um grande homem. O país perde um grande brasileiro. Nós, aqui no Senado, perdemos um grande amigo.” (Acir Gurgacz – PDT-RR)

“Tuma foi um homem com uma história respeitável, um homem público exemplar.” (Serys Slhessarenko – PT-MT)

“Se fosse dar um adjetivo para ele, eu diria que era um senador cordial. Nenhum outro de nós demonstrou tanta cordialidade no trato quanto Romeu Tuma.” (Cristovam Buarque – PDT-DF)