Abril Day: Assine Digital Completo por 2,99

PL ‘omite’ imagem de Bolsonaro em santinhos de apoiadores do presidente

Bolsonaristas atribuem lapso a atraso na impressão do material de campanha

Por Leonardo Caldas
Atualizado em 5 set 2022, 11h57 - Publicado em 5 set 2022, 11h48

Com nove candidatos à Câmara dos Deputados e 25 concorrentes à Câmara Legislativa, o PL montou uma lista de notórios apoiadores do presidente para tentar surfar na popularidade do ex-capitão em Brasília, um conhecido feudo bolsonarista, e montar bancadas expressivas a partir de outubro. No dia a dia da campanha, no entanto, os próprios candidatos têm reclamado da omissão da imagem do mandatário nos santinhos providenciados pelo partido.

Candidata à reeleição, a deputada federal Bia Kicis (PL) é uma das mais eloquentes críticas à baixa exposição de Bolsonaro nos santinhos e diz que não é “aceitável” negligenciar a imagem do presidente em materiais de campanha. Pesquisa Ipec no Distrito Federal mostra o atual mandatário com 38% das intenções de voto contra 31% do ex-presidente Lula (PT).

“Tenho recebido muita demanda de material do presidente, mas ainda é pouco. Ainda está tímido. É preciso aparecer muito mais”, reclama Kicis, que atribui o “esquecimento” da imagem de Bolsonaro a um atraso na impressão dos panfletos dos candidatos alinhados ao presidente. “Não se trata de negligência dos candidatos ou do partido. Ninguém esconderia o presidente, só se fosse idiota. Ganhamos muito mais com a imagem dele do que com a nossa”, diz ela.

Também entre candidatos fora do PL mas que gravitam junto ao eleitorado conservador há reclamações sobre o que consideram um baixo aproveitamento da imagem do presidente pelas ruas de Brasília. “Nós não estamos visualizando a imagem de Bolsonaro”, disse uma fonte próxima ao ex-capitão. Sob a intermediação direta do Planalto, por exemplo, a aliança bolsonarista em Brasília inclui políticos como o governador Ibaneis Rocha (MDB), líder nas pesquisas e candidato à reeleição, Flávia Arruda (PL) como postulante ao Senado e o ex-governador José Roberto Arruda (PL) como potencial puxador de votos para a Câmara. Corre por fora a ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves (Republicanos), que duela com Flávia pela vaga ao Senado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a 2,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.