Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

PL está com Bolsonaro e Romário, garante líder na Câmara

Segundo Altineu Côrtes, o partido fechou posição em torno da reeleição do presidente da República antes mesmo de o mandatário se filiar à legenda

Por Letícia Casado 21 Maio 2022, 16h38

Líder do PL na Câmara dos Deputados, Altineu Côrtes (RJ) diz que o partido vai endossar as candidaturas de Jair Bolsonaro e do senador Romário (RJ) à reeleição, sem aceitar defecções.

Segundo ele, o partido fechou posição em torno de Bolsonaro antes de o presidente se filiar à legenda. Esse foi, inclusive, um dos compromissos de Valdemar Costa Neto com o chefe do Executivo durante a negociação para a entrada no PL, em novembro.

Já integrantes do Progressistas e do Republicanos, que junto com o PL formam a base do governo federal, admitem em conversas reservadas que não vai ser possível obrigar deputados e prefeitos a fazerem campanha em cidades que tendem a optar por Lula.

“O PL está com Bolsonaro e Romário”, afirma Côrtes.

Continua após a publicidade

A declaração é uma reação à situação da legenda no Rio. O candidato a governador Cláudio Castro (PL) tem tentado se manter distante da disputa nacional. Ele é próximo de petistas e tem circulado com políticos de oposição ao governo federal —em especial com André  Ceciliano, presidente da Assembléia Legislativa, pré-candidato ao Senado e principal interlocutor de Lula no estado.

O movimento irritou bolsonaristas e até a família do presidente entrou em campo para evitar eventual dobradinha Castro-Lula, como mostrou VEJA. Além disso, há iniciativas de bolsonaristas para desidratar Romário e apoiar Daniel Silveira (PTB-RJ), caso ele esteja elegível em outubro.

Côrtes diz que o partido tampouco aceitará que filiados apoiem candidatos de outros partidos para o Senado. E defendeu o nome de Romário na eleição do Rio: “Nosso candidato é Romário. Não existe como ser diferente disso”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.