Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

PF: Lula era o “amigo” na planilha da Odebrecht. E levou R$ 8 mi

Investigações apontam que o ex-presidente, próximo ao pai do presidente da empreiteira, Marcelo Odebrecht, tinha conta-corrente da propina

No documento em que indicia o ex-ministro Antonio Palocci por corrupção passiva na Operação Lava Jato, a Polícia Federal informa que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era identificado nas planilhas da empreiteira Odebrecht como “amigo”, “amigo de meu pai” e “amigo de EO”. O ex-presidente teria recebido 8 milhões de reais de uma “conta-corrente de propina”, como classifica a PF, mantida com a empreiteira. O valor teria sido pago entre o fim de 2012 e ao longo de 2013.

Segundo o relatório de indiciamento da PF, há “respaldo probatório e coerência investigativa” na identificação de Lula como “amigo” nas planilhas. As provas já estão sob análise do delegado federal Márcio Adriano Anselmo, responsável pelas investigações de crimes supostamente cometidos por Lula.

“A análise aprofundada da planilha ‘POSICAO – ITALIANO 22 out 2013 em 25 nov.xls’, no entanto, revelou que os pagamentos no total de R$ 8.000.000,00 foram debitados do ‘saldo’ da ‘conta-corrente da propina’ que correspondia ao agente identificado pelo codinome de AMIGO”, diz a Polícia Federal no indiciamento. O pai do ex-presidente Marcelo Odebrecht, Emílio Odebrecht, era o principal interlocutor de Lula na empreiteira que leva o nome da família.

Emílio também prestou depoimentos na delação premiada da Odebrecht e, segundo publicou o jornal Folha de S. Paulo, informou aos procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato que a construção do estádio do Corinthians, em Itaquera, em São Paulo, foi um “presente” a Lula, que atribuía os maus resultados da equipe à falta de um estádio próprio, de acordo com o jornal.

Reprodução do relatório da Polícia Federal Reprodução do relatório da Polícia Federal

Reprodução do relatório da Polícia Federal (PF/VEJA.com)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. João carlos

    LULA é um velho safado que nunca comeu melado no agreste e quiz comer aqui que se Lambuzou,gosta de dinheiro fácil é um bandido que colocou todos os trabalhadores da indústria de óleo e gás e construção naval em desemprego.

    Curtir

  2. João carlos

    Esses velhos políticos do Brasil são uns verdadeiros batedores de carteira que tem nas ruas de São Paulo.

    Curtir

  3. Joao de Araujo

    Ué, mas esse senhor não é o mais honesto da planeta?

    Curtir

  4. nao vejo a hora deste ladrao estar atras das grades pelo resto da vida

    Curtir

  5. JArnaldo Nunes

    Por que ainda NÃO foi preso ?

    Curtir

  6. Leandros Parker

    Caramba!! Não se pode fazer um cara-a-cara entre Lula e Emílio Odebrecht? O diz-que-diz já extrapolou todos os limites.

    Curtir

  7. Postei 3 comentários e a Veja não publicou nenhum.

    Curtir

  8. José de Oliveira Abreu

    “JÁ É O SEGUNDO COMENTÁRIO QUE FAÇO E NÃO É PUBLICADO; TEM ALGUM PETRALHA POR AÍ FAZENDO A TRIAGEM DESTES?

    Curtir

  9. JD era José Dirceu até a pouco tempo….. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk são muito otários mesmo……….

    Curtir

  10. Não consigo entender o que mais falta para encarcerarem esse pilantra.Talvez alguma carta assinada por ele e reconhecida a firma em cartório,com testemunhas,afirmando de próprio punho que ele é mesmo o bandidaço que todos nós já estamos cansados de saber que ele é?Isso acho q vai demorar,né???

    Curtir