Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

PF faz buscas no Rio em investigação de ameaça contra Bolsonaro

Agentes procuram rapaz de 23 anos suspeito de ameaçar presidente eleito; ação ocorre no bairro Maracanã

A Polícia Federal (PF) cumpre na manhã desta quinta-feira, 13, um mandado de busca e apreensão contra um jovem de 23 anos que ameaçou o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL). A ação da PF ocorre no bairro do Maracanã, na zona norte do Rio de Janeiro.

De acordo com a PF, o objetivo da ação também é identificar se há outras pessoas envolvidas com o autor de postagens que “incitaram a subversão da ordem política fomentando a morte” de Bolsonaro, quando ele ainda era candidato.

O mandado de busca e apreensão foi expedido pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. De acordo com a PF, o investigado teria ainda proferido xingamentos ao vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão (PRTB). A pena do crime citado prevista na Lei de Segurança Nacional é de reclusão, de 1 a 4 anos.

Na tarde de quarta-feira, Bolsonaro compartilhou no Twitter um vídeo em que era ameaçado por um homem armado e pediu ações públicas para defender o “cidadão de bem”. Não ficou claro se há alguma relação entre o homem do vídeo e o alvo do mandado de busca e apreensão cumprido nesta quinta-feira.

Bolsonaro já mencionou outras ameaças no passado, e no início de dezembro o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Sérgio Etchegoyen, sugeriu cautela na cerimônia de posse em 1º de janeiro.

(Com Estadão Conteúdo e Reuters)