Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Perseguição a Lula é a maior desde Getúlio Vargas, diz Sepúlveda

Novo advogado do petista, ex-presidente do STF afirma que ainda vai avaliar qual será a estratégia de defesa, mas ressalta que não tem estilo agressivo

Ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Sepúlveda Pertence disse nesta terça-feira, 6, que ainda vai avaliar a estratégia para a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas adiantou que não é seu estilo ser agressivo. Criminalista, considerado um dos maiores especialistas em processo penal do Brasil, Sepúlveda disse ainda que a situação do petista é uma perseguição. “É pior, a maior (perseguição) desde Getúlio Vargas“, afirmou.

Convidado pelo advogado Cristiano Zanin Martins, responsável até aqui pela defesa de Lula, Sepúlveda disse que ainda vai conhecer o processo e combinar “com os companheiros” o que pode mudar na defesa. Ao ser comparado com Zanin e questionado se adotará também uma linha mais agressiva, Sepúlveda rebateu: “não é meu estilo”. O ex-ministro minimizou o fato de que ele vai comandar a estratégia e disse que ela será combinada com os outros advogados.

O novo defensor do ex-presidente não quis comentar as declarações do novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, que nesta noite, na solenidade de posse, fez uma defesa enfática da aplicação da Lei da Ficha Limpa – disse que “ficha suja está fora do jogo democrático”. “Isso será discutido ainda. Agora chega”, disse a jornalistas, durante sessão de cumprimentos a Fux no TSE.

Reforço

O reforço na defesa de Lula com a chegada de Sepúlveda contou com o aval do próprio ex-presidente. Seu nome vinha sendo cogitado desde antes da condenação a 12 anos e um mês de prisão pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

Segundo pessoas próximas ao ex-ministro do STF, não houve acordo porque Sepúlveda defendia o banqueiro André Esteves, o que poderia gerar conflito de interesses. Advogados, contudo, relataram que o motivo da divergência foi o fato de Zanin não abrir mão de fazer a sustentação oral no TRF-4.

Após a confirmação da condenação em Porto Alegre pela 8ª Turma do tribunal, que aumentou a pena imposta a Lula pelo juiz Sergio Moro, as pressões aumentaram. Dirigentes petistas passaram a defender a contratação de um “medalhão”, já que Zanin nunca foi especialista em direito criminal.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Se o Lula diz que está sem dinheiro e o PT também alega que ficou duro depois que acabaram com os desvios da corrupção que engordava o seu caixa, me diga então, quem está pagando estes advogados tão caros.
    Será que é sobra do dinheiro que roubaram de nós? Onde estará esse dinheiro?
    Pode contratar o advogado mais caro do mundo, ele não vai se livrar da punição pelos crimes que cometeu.

    Curtir

  2. carlos campos alves filho

    Da onde tiram tanto dinheiro assim.Será que estão trabalhando de graça?Não adianta chorar a sua hora está chegando. O HOMEM MAIS HONESTO DO MUNDO.

    Curtir

  3. Paulo Santos

    Esse senhor pode ter sido um astro em sua profissão, mas vocês imaginam colocar o Pelé jogando a Copa na Rússia ? E olha que o rei Não tem 80 !!!

    Curtir

  4. jose renildo duarte da silva

    Deu certo com o próprio Lula com suas bravatas , está de comparar ao Getúlio Vargas , só falta mandar o Lula cometer o suicídio para a Peça ficar Real !

    Curtir

  5. Wilmar Tenório de Barros

    Também acho injusto a “perseguição” feita ao homem que se compara a CRISTO em honestidade.

    Curtir

  6. Paulo Roberto Correa Lima

    ESSE SEPÚLVEDA ” PERTENCE ” A GANGUE DO QUANTO PIOR EXISTE NO BRASIL.

    ESSS

    Curtir

  7. hildo molina

    O FUTURO, ADEUS PERTENCE!

    Curtir

  8. AUGUSTO MARAJÓ

    Getúlio Vargas não foi condenado por corrupção e nem lavagem de dinheiro. Já começou defendendo errado…!

    Curtir