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Para Aécio, caso de aeroporto está ‘todo explicado’

Reportagem da Folha de S.Paulo afirmou que, durante gestão de Aécio como governador de Minas, o Estado construiu um aeroporto dentro de uma fazenda do tio-avô do tucano. Campanha diz que área pertencente ao Estado

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, afirmou que o processo de construção de um aeroporto no município de Cláudio, a 150 quilômetros de Belo Horizonte, durante sua gestão no governo de Minas Gerais, foi realizado de forma transparente. “Já foi tudo explicado. Tudo foi feito com a mais absoluta transparência e correção; aliás, como sempre faço”, disse o tucano.

Reportagem publicada no domingo pelo jornal Folha de S.Paulo afirma que, no fim do segundo mandato de Aécio como governador de Minas, o Estado gastou quase 14 milhões de reais para a construção de um aeroporto dentro de uma fazenda do tio-avô do tucano, Múcio Guimarães Tolentino, de 88 anos.

Tolentino foi prefeito da cidade de Cláudio, na qual a família de Aécio também é dona de uma fazenda. A propriedade foi herdada de sua avó Risoleta, que morreu em 2003 e era irmã de Múcio e viúva do ex-presidente Tancredo Neves.

Em nota, a campanha de Aécio afirma que o aeroporto foi construído em terras públicas, “não havendo portanto o investimento público em área privada”.

Segundo a reportagem, a área do aeroporto foi desapropriada pelo governo de Minas, que fez um depósito judicial de 1 milhão de reais pelo terreno. O tio-avô de Aécio contesta o valor. Concluído em 2010, o aeroporto ainda não foi homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para uso público, e o acesso é controlado pelos donos da fazenda, conforme diz a reportagem.

“Não se trata também de construção de um novo aeroporto, mas de melhorias realizadas em pista de pouso que existia há mais de 20 anos no local, realizadas por meio do ProAero, programa criado no governo Aécio Neves e que garantiu investimentos em inúmeros aeroportos do Estado”, afirmou a campanha de Aécio. A obra foi executada pelo Departamento de Obras Públicas do Estado (Deop).

A campanha tucana afirmou que Aécio não é proprietário da fazenda da Mata, que fica situada a 6 quilômetros do aeroporto de Cláudio. “O imóvel é de propriedade do espólio da avó da Aécio, Risoleta Neves – portanto, pertence aos três filhos dela. A fazenda está há cinco gerações na família. A bisavó do senador nasceu no local”, disse o partido.

Ainda de acordo com a nota, o programa ProAero previu um aeroporto local de pequeno porte no município. “A escolha da área se deu por critérios técnicos, não tendo interferido na decisão o fato do proprietário à época ser ou não ser parente do então governador. Já havia no terreno em questão uma pista de pouso construída há 20 anos, o que tornaria a obra muito mais barata. Prevaleceu exclusivamente o interesse público.”

Leia a íntegra da nota da campanha de Aécio:

Com relação à reportagem “Governo de Minas fez aeroporto em terra de tio de Aécio”, publicada na Folha de S.Paulo em 20 de Julho de 2014, a Coligação Muda Brasil lamenta os equívocos contidos no texto e esclarece que:

Ao contrario do que foi publicado,

“O Governo do Estado não construiu aeroporto em terra de tio de Aécio”. O aeroporto foi construído em área pertencente ao Estado, não havendo portanto o investimento publico em área privada afirmado no título da reportagem.

De forma incompreensível, o ex-proprietário da área é tratado na reportagem como dono do terreno.

Não se trata também de construção de um novo aeroporto, mas de melhorias realizadas em pista de pouso que existia há mais de vinte anos no local, realizadas por meio do ProAero, programa criado no governo Aécio Neves e que garantiu investimentos em inúmeros aeroportos do Estado.

O senador Aécio Neves não é proprietário da fazenda da Mata, no município de Cláudio, em Minas Gerais. O imóvel é de propriedade do espólio da avó da Aécio, Risoleta Neves – portanto, pertence aos três filhos dela. A fazenda está há cinco gerações na família. A bisavó do senador nasceu no local.

A documentação para homologação do aeroporto foi enviada à Anac em 22 de julho de 2011. Assim como vários outros aeroportos no Estado, aguarda a conclusão do processo.

(Com Estadão Conteúdo)