Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Paes seria reeleito no 1º turno com 57% dos votos, aponta Datafolha

Considerados somente os votos válidos, o prefeito chega a 66% das intenções. Marcelo Freixo, do PSOL, aparece em segundo com 20%

Por Da Redação 4 out 2012, 13h10

Uma nova pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira mostra que Eduardo Paes (PMDB) mantém-se à frente dos demais candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro, com margem tranquila para ser reeleito no primeiro turno, com 57% das intenções de votos. Com a margem de erro, de 3 pontos porcentuais para mais ou menos, ele chegaria a até 60%.

Marcelo Freixo é o segundo colocado, com 20%. Apesar da grande distância em relação ao atual prefeito, o candidato do PSOL registra um crescimento de 10 pontos porcentuais desde a primeira pesquisa, realizada em 20 de julho, quando aparecia com 10% das intenções de votos.

Considerando-se somente os votos válidos, que excluem brancos e nulos, a diferença entre o primeiro e o segundo colocados aumenta ainda mais: Paes fica com 66%, ante 24% de Freixo.

Otávio Leite (PSDB) tem 3%, Rodrigo Maia (DEM) e Aspásia Camargo (PV) ficam com 2% cada um, e Cyro Garcia (PSTU), com 1%. Fernando Siqueira (PPL) e Antônio Carlos (PCO) não pontuaram. Brancos e nulos somam 8%, e os indecisos, 6%.

Subterrâneos da política: vídeo mostra como o PTN do Rio negocia candidaturas

Rejeição – O Datafolha perguntou ainda em qual dos candidatos o eleitor não votaria de maneira nenhuma. Rodrigo Maia é o candidato mais rejeitado, por 40% dos eleitores, e Marcelo Freixo é o que apresenta o menor índice, 8%. Cyro Garcia tem 15%, Otávio Leite, 13%, Aspásia Camargo, 17%, Eduardo Paes, 15%, Antônio Carlos, 11%, e Fernando Siqueira, 10%.

Dentre os 1.503 eleitores consultados entre os dias 2 e 3 de outubro, 9% disseram que votariam em qualquer um dos candidatos, 7% não escolheriam nenhum deles, e 11% não responderam.

Continua após a publicidade

Leia a série de entrevistas do site de VEJA com os principais candidatos a prefeito:

Eduardo Paes: “A saúde é o desafio do Rio de Janeiro”

Marcelo Freixo: “Quem diz que governa para todo mundo mente para alguém”

Rodrigo Maia: “Até meu eleitor me conhece pouco”

Otávio Leite: “Sou um tucano em busca dos ninhos cariocas”

Aspásia Camargo: “O saneamento seria um ótimo legado da Olimpíada”

Continua após a publicidade

Publicidade