O recado do Centrão sobre plano bolsonarista antes da reunião com Flávio
Cientista político diz que partidos buscam preservar espaço e se movem conforme “vento eleitoral”
A movimentação do União Brasil, do PP e do PL em torno de uma reunião com o senador Flávio Bolsonaro, marcada para esta segunda-feira, foi acompanhada de um recado explícito do centro político contra a radicalização. O presidente do União Brasil, Antônio Rueda, publicou nas redes sociais que, para 2026, “não será a polarização que construirá o futuro”, defendendo a união em torno de um projeto “responsável” e conectado aos interesses da população.
A mensagem, segundo avaliação do cientista político Elias Tavares, em entrevista ao Ponto de Vista, da VEJA, foi clara: esses partidos não pretendem embarcar automaticamente na candidatura “raiz” do bolsonarismo (este texto é um resumo do vídeo acima).
“Polarização é ruim para quem está fora dela”, diz analista
Para Tavares, os partidos de centro se movem pragmaticamente — e isso explica o incômodo diante do anúncio de Flávio Bolsonaro como o nome apoiado pelo pai para disputar o Planalto.
“A polarização é ruim para os lados que não estão nela. Esses partidos ficam como pêndulo e vão muito conforme o vento sopra”, afirmou.
Ele destacou que muitas dessas legendas têm alas heterogêneas e interesses internos diferentes, o que aumenta a pressão para que busquem a alternativa que maximize seu espaço de poder.
Partidos acompanham a força das candidaturas para definir rumo
Segundo o analista, essas siglas atuam como “camaleões” porque observam qual bloco — o governista ou o da oposição — apresenta mais força para negociar apoio:
“Se a candidatura do Lula começa a ir melhor, eles se aproximam. Se a direita reage, caminham para lá. É sempre a lógica de elevar o valor da própria fatura.”
Tavares afirma que essa dinâmica não é nova e tende a se acentuar à medida que 2026 se aproxima.
VEJA+IA: Este texto resume um trecho do programa audiovisual Ponto de Vista (confira o vídeo acima). Conteúdo produzido com auxílio de inteligência artificial e supervisão humana.
Flávio revela reação de Tarcísio após anúncio de disputa à Presidência
Virginia vira piada na Grande Rio ao desfilar colada no professor de samba
A vez do general que teria planejado matar Lula e Alexandre de Moraes
O que diz a última pesquisa sobre o potencial de Flávio na disputa presidencial
Flávio Bolsonaro admite desistir de candidatura: ‘eu tenho um preço para isso’







