O papelão do PT em debate sobre a PEC da redução de maioridade penal na CCJ
Parlamentares do partido de Lula não participaram de sessão da CCJ e deixaram PSOL sozinho na obstrução à matéria prioritária do bolsonarismo
Parlamentares do PT optaram por não participar do debate sobre a PEC da redução da maioridade penal na CCJ da Câmara, deixando o PSOL sozinho na obstrução à matéria prioritária dos bolsonaristas.
A deputada Talíria Petrone “carregou o piano nas costas” e obstruiu o avanço da medida.
Antes mesmo de a sessão começar, havia a expectativa de que um pedido de vista adiaria a apreciação da proposta. Nem isso aconteceu, porque a ordem do dia do plenário foi iniciada e a sessão da CCJ foi encerrada imediatamente.
Nos bastidores, petistas justificaram a ausência sob o argumento de que haveria um pedido de vista que adiaria a análise do mérito para a próxima semana. Reconheceram, porém, que se estivessem presentes seria mais fácil alcançar a façanha de evitar qualquer avanço do texto. A responsável pela conquista foi a psolista.
Em caráter reservado, membros da base aliada fora do PT descreveram como “papelão” a decisão do PT de se ausentar do debate da proposição.
Além disso, avaliam que a posição pode refletir um temor da legenda de Lula de ir contra uma matéria que conta com apoio de uma parte do eleitorado de centro – dentro do governo, há a leitura de que esses eleitores podem depositar o voto no petista em outubro.
Ou seja, correligionários do mandatário teriam agido dessa forma para não desagradar a esses eleitores ainda que sua base eleitoral seja contrária à redução da maioridade penal.
Durante o debate, o deputado Aluísio Mendes afirmou que o ministro José Guimarães fechou acordo, quando ainda era líder do governo na Câmara, de que governistas não obstruiriam o tema na CCJ. Na época, ele articulava para tirar o assunto da PEC da segurança pública, que tramita atualmente no Senado.





