Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

O motivo que fez 3 entre 55 petistas votarem contra apoio a Freixo

No último fim de semana, diretório fluminense do partido aprovou o nome do PSB para concorrer ao governo e o do petista André Ceciliano para o Senado

Por Caio Sartori Atualizado em 4 abr 2022, 12h13 - Publicado em 4 abr 2022, 12h05

O PT do Rio de Janeiro confirmou no último fim de semana o que Lula balizou alguns dias antes, em passagem pelo estado: o apoio a Marcelo Freixo (PSB) na eleição para o Palácio Guanabara e ao petista André Ceciliano, presidente da Alerj, na disputa pelo Senado. 

Mesmo alvo de críticas de parte da militância do partido, que o considera pouco ligado ao ideário de esquerda, Ceciliano foi aprovado por unanimidade entre os 55 correligionários que participaram da votação. Já Freixo teve a objeção de três votantes, e o motivo tem nome, sobrenome e localização: Rodrigo Neves e Niterói. 

Os três opositores são da cidade do outro lado da ponte e ligados ao ex-prefeito Neves, pré-candidato do PDT ao governo do Rio. E defendem, portanto, que o partido tenha uma aproximação com o pedetista – que, apesar de ser oficialmente o nome de Ciro Gomes no estado, não disfarça os acenos a Lula

Nas pesquisas, Neves aparece no patamar de 10%, enquanto Freixo e Cláudio Castro (PL) passam dos 20%. O niteroiense tem um acordo com o grupo político do prefeito carioca, Eduardo Paes (PSD), para caminharem em parceria neste ano. O nome de Paes é o advogado Felipe Santa Cruz, ex-presidente da OAB. A definição sobre qual dos dois será de fato o candidato tende a sair ainda em abril. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.