Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Nova diretoria dos Correios é oficializada nesta quinta

David José de Matos é oficialmente o novo presidente dos Correios. Seu nome foi publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira como substituto de Carlos Henrique Custódio, exonerado na quarta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Matos foi funcionário da Eletronorte por 26 anos e nos últimos anos estava ligado a funções do governo do Distrito Federal. Além de Custódio, foi exonerado também o diretor de Gestão de Pessoas da estatal, Pedro Magalhães.

O novo diretor de Recursos Humanos dos Correios é Nelson Luiz Oliveira de Freitas e para o cargo de diretor de Operações, vago desde o mês passado, será nomeado Eduardo Artur Rodrigues Silva. A função estava sem diretor desde o dia 17 de junho, quando o então diretor Marco Antônio Oliveira foi demitido.

O estremecimento entre o governo e os antigos diretores chegou ao ponto máximo nesta semana, com a divulgação no site dos Correios de uma campanha de incentivo para que candidatos enviassem propaganda política aos eleitores por mala direta. As dicas provocaram polêmica e foram retiradas do ar a pedido da Casa Civil, mesma pasta que solicitou a demissão dos diretores da ECT. No entanto, o Ministério das Comunicações garante que a exoneração da antiga diretoria foi motivada somente pela dificuldade recente do órgão em fazer licitações e organizar concursos públicos.

Currículo – O novo presidente David Matos foi secretário de Infraestrutura e Obras, presidente da Agência Reguladora de Águas e Saneamento e secretário-geral da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), todos no Distrito Federal.

Nelson Oliveira de Freitas, que assume a diretoria de gestão de pessoas, era diretor do Departamento de Informação de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento. Eduardo Artur, novo diretor de Operações, é coronel da reserva e aviador da Força Aérea Brasileira.