PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Nem Mourão, o ‘Pelé’ do PRTB, salvou a campanha de Fidelix

O vice-presidente era a esperança de Levy Fidelix, o eterno candidato, de melhorar seu desempenho nas urnas; ele tem menos de 1% das intenções de voto em SP

Por Marcela Mattos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 15 nov 2020, 14h36

Levy Fidelix é, sem dúvidas, perseverante. Desde 1984, o candidato que sonha em construir aerotrens pelo país já participou de treze eleições, disputando desde o cargo de vereador até o de presidente da República. Nunca conseguiu vencer.

Neste ano, porém, ele tinha alguma esperança de superar o título de azarão ou ao menos melhorar seu desempenho nas urnas. O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, filiado ao PRTB, legenda presidida por Fidelix, participou diretamente de campanhas do partido, chegando a gravar vídeos e posar para fotos para mais de 200 candidatos.

A participação mais intensa do vice foi justamente para a campanha Fidelix, candidato à Prefeitura de São Paulo. Em vídeos da propaganda eleitoral, Mourão o chamou de “o novo prefeito de São Paulo”.

“O PRTB é o partido da direita, o PRTB é o partido da honestidade, o PRTB é o partido da lealdade e o partido que não usa o fundão. Então, no dia 15 de novembro, digita o 28 para eleger Levy Fidelix o seu novo prefeito e também para eleger vereadores comprometidos com os valores de Deus, pátria e família”, afirmou o vice em uma das campanhas.

A ideia de incluir Mourão na disputa foi do próprio Levy, que encomendou pesquisas de opinião em São Paulo para medir o tamanho da influência do general nas eleições. A amostra indicou que quatro em cada dez pessoas afirmaram que votariam em um nome apoiado pelo vice. No entanto, de acordo com o último Datafolha, o resultado não foi como o esperado, e Levy tem menos de 1% das intenções de votos para este domingo.

Continua após a publicidade

Mourão foi o principal garoto-propaganda do PRTB neste ano, partido que lançou 326 candidatos a prefeito e 377 candidatos a vice-prefeito. Totens  do vice, com exatos 1,73 metro de altura, foram espalhados nas sedes da legenda Brasil afora. Com isso, o próprio Mourão pode capitalizar pelos rincões do país e aumentar a sua popularidade.

O vice-presidente, que ainda sonha em reeditar a chapa com Bolsonaro em 2022 (o que é um tanto improvável), está dentro do jogo político. Em entrevista a VEJA, Mourão afirmou que uma das possibilidades para 2022, caso a parceria com o ex-capitão não continue, é disputar uma vaga ao Senado. O nome dele chegou a ser mencionado pelo ex-ministro Sergio Moro,  em entrevista ao O Globo, como um possível nome para uma candidatura presidencial de centro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.