Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Não existe nenhuma acusação ao PSDB’, diz Aécio sobre Jucá

Senador é citado nos diálogos em que ministro Jucá sugere pacto para frear a Lava Jato

O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), comentou, por meio de nota, as gravações que trazem conversa entre o ministro do Planejamento, Romero Jucá, e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Em parte do diálogo, os dois afirmam que uma possível mudança no governo federal resultaria em um pacto para “estancar a sangria” feita pela Operação Lava Jato. Machado disse ainda que o senador Aécio Neves seria o primeiro “a ser comido”. Jucá responde: “Todos, p… E vão pegando e vão…”. “Não existe nos diálogos nenhuma acusação ao PSDB e aos senadores citados”, disse o senador Aécio Neves.

Em outro trecho da conversa sobre o senador tucano, Machado diz que Aécio “não ganha p… nenhuma…”, e Jucá responde: “Não, esquece. Nenhum político desse tradicional ganha eleição, não”. “O Aécio não tem condição, a gente sabe disso. Quem que não sabe? Quem não conhece o esquema do Aécio? Eu, que participei de campanha do PSDB…”, continua Machado.

Na breve nota, Aécio afirma que a citação de Machado à campanha do PSDB diz respeito à eleição dele para a presidência da Câmara dos Deputados, em 2001. “Ela se refere ao entendimento político pelo qual o PSDB apoiou o candidato do PMDB para presidente do Senado e o PMDB apoiou o candidato do PSDB para presidente da Câmara. Entendimento legítimo, feito de forma correta e amplamente acompanhado pela imprensa na época”, escreveu o tucano.

Confira a íntegra:

Não existe nos diálogos nenhuma acusação ao PSDB e aos senadores citados. No que diz respeito à menção à eleição do senador Aécio Neves para presidente da Câmara dos Deputados, em 2001, ela se refere ao entendimento político pelo qual o PSDB apoiou o candidato do PMDB para presidente do Senado e o PMDB apoiou o candidato do PSDB para presidente da Câmara. Entendimento legítimo, feito de forma correta e amplamente acompanhado pela imprensa na época.