Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Não cumprir ordem é golpe de Estado’, diz Barroso sobre Renan

Ministro do STF comentou a atitude do presidente do Senado de se recusar a acatar uma ordem do ministro Marco Aurélio Mello

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso afirmou nesta quarta-feira considerar como “crime de desobediência” ou “golpe de Estado” o fato de o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) não ter cumprido a ordem do ministro do STF Marco Aurélio Mello de afastá-lo da presidência do Senado. “Deixar de cumprir uma decisão judicial é crime de desobediência ou golpe de Estado”, disse Barroso.

O ministro não vai participar do julgamento desta tarde no plenário do STF, que discutirá o recurso para afastar o peemedebista, porque a ação é assinada por advogados do seu antigo escritório.

O comentário foi feito em referência ao posicionamento da Mesa Diretora do Senado, que ontem decidiu aguardar a decisão do plenário do STF antes de cumprir uma medida cautelar expedida por Marco Aurélio.

Internamente, a expectativa é que ao menos um ministro do STF modifique voto proferido anteriormente na ação que resultou no afastamento de Renan, de modo que o senador possa permanecer na presidência do Senado e fique impedido somente de assumir a presidência da República em caso de ausência de Michel Temer.

Na ação original, o partido Rede Sustentabilidade pede ao STF que declare réus — pessoas que respondem a ação penal — como impedidos de ocupar cargos na linha de sucessão presidencial (presidente do Senado, presidente da Câmara e presidente do STF).

O julgamento definitivo sobre o assunto ficou interrompido por um pedido de vista feito pelo ministro Dias Toffoli, com 6 votos a favor do impedimento e nenhum contra. Na semana passada, Renan Calheiros se tornou réu no STF pelo crime de peculato, razão pela qual a Rede pediu seu afastamento por medida cautelar, no que foi atendido por Marco Aurélio.

(Com agência Brasil) 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Tudo isso por causa dos supersalarios dos ministros do STF. Ninguem segura os juizes.

    Curtir

  2. Josemar Silva Dos Santos

    Vamos colocar gasola na fogueira para refinar o que é bom, e das cinzas assim como a FÊNIX renascerá a NAÇÃO.

    Curtir

  3. Ralfo B B Penteado

    Ue’, ganha uma fortuna e…Vai lá e prende.

    Curtir

  4. almeida falcão

    Nós pagamos tão caro pra esses indivíduos jugarem o óbvio!

    Curtir

  5. Roberto Negromonte Santos Negromonte

    Receber salário acima do teto é roubo! “excelência”…

    Curtir