Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

MPF desarquiva investigação sobre Lula ligada ao mensalão

O operador Marcos Valério acusou o ex-presidente de negociar repasses de R$ 7 milhões da Portugal Telecom para o PT

O Ministério Público Federal desarquivou uma investigação que apura suposto envolvimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no esquema do mensalão. A investigação teve início na Procuradoria da República do Distrito Federal, com base na acusação feita pelo empresário Marcos Valério de que Lula negociou com a empresa Portugal Telecom o repasse de recursos para o PT para a quitação de dívidas de campanha.

De acordo com Valério, operador do mensalão, Lula combinou com Miguel Horta, então presidente da Portugal Telecom, a transferência de 7 milhões de reais para o PT. O dinheiro, segundo o depoimento, teria chegado ao Brasil por contas de publicitários que prestaram serviço para campanhas petistas. O depoimento foi prestado por Marcos Valério em 2012 como uma tentativa de fechar acordo de delação premiada, após a condenação no mensalão.

O caso foi aberto em 2013 e arquivado em 2015 a pedido da Procuradoria da República, que alegou que não era possível comprovar o caminho do dinheiro. A Justiça Federal em Brasília discordou do arquivamento e o caso foi remetido à Câmara de Combate à Corrupção da Procuradoria-Geral da República, para arbitragem. O órgão concordou em remeter o caso de volta à Procuradoria da República para reabrir as investigações.

Acusação

Segundo Marcos Valério afirmou no depoimento, Lula e o ex-ministro Palocci reuniram-se com Miguel Horta, então presidente da Portugal Telecom, no Palácio do Planalto e combinaram que uma fornecedora da operadora em Macau, na China, transferiria 7 milhões de reais ao PT. Na época, Palocci era ministro da Fazenda de Lula. O ex-ministro negou as acusações.

As negociações com a Portugal Telecom estariam por trás da viagem feita em 2005 a Portugal por Valério, seu ex-advogado Rogério Tolentino, e o ex-secretário do PTB Emerson Palmieri. De acordo com o presidente do PTB, Roberto Jefferson, que denunciou o esquema do mensalão, José Dirceu havia incumbido Marcos Valério de ir a Portugal para negociar a doação de recursos da Portugal Telecom para o PT e o PTB.

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Sergio Bertoni

    Dizem que a vida da muitas voltas e se você for um pilantra nessas voltas da vida a pessoa vai dando no ( mentindo, passando os outros para trás), mas como essas voltas não para, ele acaba preso no meio do seu próprio rolo e isso só vai piorar até que ele não consiga mais andar.

    Curtir

  2. Ataíde Jorge de Oliveira

    😮 PT_TeLLeCOM.pT.pQp.PT =>
    => HAjA_La$aNhA$$AD–9’$F
    FOR@@KªRAjé$ & PïXü$LLeKº$1.000,00

    Curtir

  3. Dayvson Silva

    Se vc não fizer a coisa errada sozinho, sempre haverá um cagueta. Ainda bem que eles existem, seja denunciando ladrãozinho pé de chinelo, seja denunciando aqueles do colarinho branco.

    Curtir

  4. Mário Evaristo De Oliveira Filho

    Luiz Inácio Lula da Silva, roubou a esperança do povo brasileiro!

    Curtir

  5. news da hora

    É os esquemas do Lulinha e seus laranjais , que precisa ser esclarecido . Pois , por de trás do mensalão do PT , tem um escândalo bilionário nas teles de lula e cia , com seus Lulinhas e laranjais .

    Curtir

  6. news da hora

    Cadê a delação do Palocci ???? Será que Janot já está engavetando , o porque ????

    Curtir

  7. news da hora

    A delação do Palocci atinge megas empresas envolvidas no Carf , e a sonegação da Rede Globo nos esquemas da copa do mundo 2014 . ?????

    Curtir

  8. Marcos Ficarelli

    Ôba! Agora estou vendo um pouco mais de seriedade na Justiça. Vamos aguardar.

    Curtir

  9. luizPCarlos Dgrecco

    Passando só pra lembrar que o advogado da Brasil Telecon no Rio de Janeiro é Paulo Elisio de Souza que advoga pra OAS-LAMSA e frequenta festinhas intimas com Léo Pinheiro da OAS e frequenta os Palácios de Portugal alem de ser um dos diretores da Câmara de negócios Brasil-Portugal aqui na cidade maravilhosa.

    Curtir