Moro nega pedido de Cunha para deixar de julgar processo
Juiz responsável pelas ações da Lava Jato no Paraná disse que argumentos apresentados pelo ex-deputado não foram demonstrados e "beiram irresponsabilidade"

O juiz federal Sérgio Moro negou uma exceção de suspeição apresentada contra ele pelo ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB-RJ). O ex-deputado foi preso em outubro de 2016, condenado a 15 anos e 4 meses na Operação Lava Jato. Os advogados pediam que Moro se afastasse da causa, para que outro juiz, “isento”, “não comprometido com o resultado” assumisse o processo.
A defesa apontou dez motivos segundo os quais Moro deveria se considerar suspeito. Na lista, o ex-deputado afirma que sua prisão preventiva foi uma tentativa do juiz da Lava Jato de “alavancar popularidade” e que sua transferência da Polícia Federal para o Complexo Médico-Penal tinha o objetivo de forçar uma delação premiada.
Na decisão, de 21 de fevereiro, Moro reconhece que o réu tem o direito de questionar a parcialidade do julgador, mas que ação de Cunha está baseada em argumentos “destituídos de mínima demonstração”, que já foram rejeitados anteriormente e que “beiram a irresponsabilidade”.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)