Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Moraes autoriza depoimento de Torres em ação contra Bolsonaro no TSE

Ministro atendeu a pedido do corregedor da Corte Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, para ouvir o bolsonarista, que está preso em Brasília

Por João Pedroso de Campos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 mar 2023, 16h08 - Publicado em 10 mar 2023, 15h51

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou nesta sexta-feira, 10, que o ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, preste depoimento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em uma ação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Relator do inquérito que apura omissão e conivência de autoridades do Distrito Federal com os atos golpistas de 8 de janeiro em Brasília, Moraes atendeu a um pedido do ministro corregedor-geral do TSE, Benedito Gonçalves, ao determinar a oitiva de Torres. O ex-ministro está preso preventivamente há quase dois meses, por ordem de Alexandre de Moraes.

A depoimento de Anderson Torres, por videoconferência, está marcado para a próxima quinta-feira, 16, às 10h. Ele falará na condição de testemunha e Moraes lhe assegurou o direito ao silêncio, caso não queira responder a questionamentos que possam incriminá-lo.

Gonçalves é relator de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral apresentada à Corte pelo PDT e pretende ouvir o ex-ministro sobre sua contribuição e participação em uma transmissão feita na internet por Jair Bolsonaro em julho de 2021, em que o ex-presidente atacou o sistema eleitoral, o envolvimento dele na reunião de Bolsonaro com embaixadores, na qual ele também desacreditou as eleições, em julho de 2022, e ainda as circunstâncias da elaboração da minuta de decreto de Estado de Defesa apreendida na casa do ex-ministro em janeiro pela Polícia Federal.

O plenário do TSE autorizou em fevereiro a inclusão da minuta golpista como elemento da ação do PDT contra Bolsonaro, que apura a prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação pelo ex-presidente e pode levar à sua inelegibilidade.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.