Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ministro sobrevoa área de tragédia em Minas Gerais

Governo federal envia ministro da Integração Nacional para avaliar estrago causado por rompimento de barragem em Mariana - dois morreram

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi (PP), sobrevoou na manhã desta sexta-feira a área atingida pelo rompimento de duas barragens no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG). O governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), também esteve na cidade mineira. O lamaçal destruiu a localidade e deixou ao menos dois mortos – 500 pessoas já foram resgatadas. O ministério ainda não anunciou se será liberada verba emergencial para auxiliar na recuperação de Bento Rodrigues.

Em nota, o ministério afirmou que acompanha os trabalhos coordenados pela Defesa Civil de Minas e a prefeitura de Mariana. O ministro disse que a prioridade é identificar os desaparecidos e levantar o número exato de pessoas desabrigadas, que estão sendo levadas para um ginásio na cidade, Arena Mariana, onde recebem roupas, alimentos e colchões. O cadastro das vítimas é de responsabilidade do município.

Occhi e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira, também participaram de reuniões com integrantes da prefeitura e representantes da empresa mineradora Samarco, responsável pelas barragens de resíduos.

A busca e o resgate de vítimas mobilizam as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e militares de unidades do Exército em São João Del Rei e Belo Horizonte. O Ministério das Cidades já foi acionado para verificar se há unidades do programa Minha Casa, Minha Vida na região que possam receber os desalojados.