Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

MDB defende ‘permanecer no rumo certo’ e decide lançar Meirelles

Partido exaltou os feitos econômicos do ex-ministro à frente da Fazenda e se apresenta como caminho de centro contra os extremos

Por Guilherme Venaglia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 16h23 - Publicado em 27 jul 2018, 12h18

A direção nacional do MDB decidiu lançar a candidatura do ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles à Presidência da República, em posição que foi anunciada através de uma “carta à nação”, divulgada nesta sexta-feira. O partido do presidente Michel Temer (MDB) defendeu a candidatura de Meirelles alegando que não teve tempo para implementar seu programa e prometendo “permanecer no rumo certo”.

“Queremos continuar o trabalho apenas iniciado. Não tivemos tempo para implementar e desenvolver plenamente nossas propostas, mas não vamos abandonar nem esquecer o esforço exitoso feito por cada um dos brasileiros. Pelo contrário: é hora de permanecer no rumo certo. De perseverar para prosperar”, diz trecho do comunicado.

Ao longo do texto, o partido exaltou os resultados econômicos do governo Temer – e, por tabela, da gestão de Meirelles à frente da Fazenda. Segundo o MDB, foi a gestão do partido que impediu “que o Brasil descarrilhasse de vez em 2015”.

“Havia a necessidade de recolocar o Brasil nos trilhos. E foi o que fizemos. Levamos à prática uma política econômica sólida, com princípios e propósitos claros. E o Ministério da Fazenda, sob o comando de Meirelles, revelou-se exemplar. Atuou com coragem e conhecimento para botar ordem na casa”.

O documento é assinado pelo presidente nacional da legenda, senador Romero Jucá (RR), pelo ministro de Minas e Energia Moreira Franco – chefe do braço de formação do partido, a Fundação Ulysses Guimarães (FUG) –, e pelos presidentes das seccionais de mulheres, negros, jovens, sindicalistas e ambientalistas do MDB. O discurso do partido para lançar Henrique Meirelles à Presidência é o de se colocar ao centro e combater extremos. “O Brasil não quer ir para a direita, nem para a esquerda. O que os brasileiros e as brasileiras querem é ir em frente”.

Continua após a publicidade

A posição da direção emedebista ainda terá de ser referendada na convenção do partido, que será no próximo dia 2, em Brasília. Segundo o Radar, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) pretende defender a neutralidade nas eleições, mas não deve ser bem-sucedido. A candidatura de Meirelles, que vai arcar com a maior parte dos próprios custos, não enfrenta mais a mesma resistência de antes no partido, uma vez que fará a defesa pública do governo Temer, mas permitindo que os diretórios e lideranças fiquem livres para os arranjos regionais.

O MDB ressaltou voluntariamente um fato curioso: se Meirelles vencer as eleições, será o primeiro presidente do partido eleito pelo voto direto. A legenda venceu o pleito indireto de 1985 com Tancredo Neves, mas seus três presidentes foram eleitos como vices: José Sarney (em 1985, com Tancredo), Itamar Franco (em 1989, com Collor) e, agora, Michel Temer (em 2010 e 2014, com Dilma Rousseff).

Leia a íntegra do documento divulgado pelo MDB.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.