Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Marisa Letícia vai representar Lula no sambódromo

Ex-presidente divulgou vídeo em que agradece homenagem da escola de samba Gaviões da Fiel, que se apresenta nesta madrugada em São Paulo

Por Da Redação 18 fev 2012, 17h59

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou na tarde deste sábado um vídeo em que agradece a homenagem a ele que será feita à noite pela escola de samba Gaviões da Fiel, em São Paulo. O enredo da Gaviões conta a trajetória de Lula desde a infância pobre no Nordeste até as conquistas dele como presidente da República – sem citar qualquer fato desabonador. Assista ao vídeo.

Com a saúde frágil após concluir 33 sessões de radioterapia contra um câncer na laringe, Lula não participará do desfile e enviará como sua representante a ex-primeira-dama Marisa Letícia. Ele assistirá à homenagem pela televisão em seu apartamento em São Bernardo do Campo. Marisa irá ao Sambódromo do Anhembi acompanhada do pré-candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad.

Lula recebeu alta na tarde de sexta-feira do Hospital Sírio Libanês, onde se trata contra o câncer. A equipe médica recomendou a ele que não participe do desfile da Gaviões. “Nessa fase final do tratamento é importante seguir as recomendações dos médicos para, em pouco tempo, estar de volta com saúde e disposição”, disse o ex-presidente no vídeo publicado no site do Instituto Lula.

O petista disse que a homenagem da escola de samba é uma das maiores que recebe em sua vida. “O que eu mais gostaria era de estar com vocês e Marisa nesse desfile”, disse. “Não é uma homenagem pessoal, mas uma homenagem a todos os brasileiros que, como eu, enfrentaram dificuldades, saíram da sua terra natal e trabalharam duro para construir uma vida melhor.”

Desfile – Na madrugada de domingo, a Gaviões da Fiel apresenta a saga do menino pobre que veio em um pau de arara para São Paulo, onde trilhou o caminho rumo ao Palácio do Planalto. A imagem carnavalesca do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixa para trás seus defeitos e contradições para ressurgir na figura do mito popular, com base nas narrativas de cordel.

Continua após a publicidade

Com grandes licenças poéticas, ele surge no sambódromo como um São Jorge do Agreste, que derrota a ditadura (apesar de seu aparecimento político ter ocorrido mais de quatorze anos depois do golpe militar), estabiliza a moeda (apesar de o real ter sido criado no governo de Fernando Henrique Cardoso), consolida a liberdade de imprensa (apesar de seu governo ter proposto uma polêmica regulamentação da mídia), acaba com a fome e leva educação ao povo.

A escola chegou a adaptar o quinto carro alegórico para receber o ex-presidente, que desfilaria nele. Foi construída uma estrutura de acrílico para proteger o homenageado da chuva. Mas a ida de Lula ao sambódromo foi desautorizada pelos médicos. Em nota, a escola de samba disse compreender os motivos da ausência: “Apesar da notícia de que não poderemos contar com sua presença na avenida, estamos felizes com o sucesso da sua recuperação e sabemos que a sua torcida ao assistir os Gaviões da Fiel será grande.”

Assista ao vídeo de Lula:

(Com Agência Estado)

Continua após a publicidade
Publicidade