Marginal do Tietê ganhará complexo viário de R$ 300 mi
Obra ligará a região de Pirituba à Lapa. Projeto é adaptação de antiga promessa
A licitação para construir mais uma ponte sobre o Rio Tietê, em São Paulo, deve ser lançada nos próximos trinta dias. A nova ligação será entre a região de Pirituba, na Zona Norte, e Lapa, na Zona Oeste, nos dois lados da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães. A obra integra o chamado “Arco do Futuro” – pacote de ações para o desenvolvimento da região da Marginal do Tietê proposto pelo prefeito Fernando Haddad (PT) durante a campanha eleitoral de 2012. O projeto, no entanto, é uma adaptação de uma promessa antiga feita à população, renovada por todos os prefeitos desde a gestão Luiza Erundina (1989-1992).
Em tempos de ajuste fiscal no governo federal, que afeta obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o complexo viário, estimado em ao menos 300 milhões de reais, será construído com recursos da Operação Urbana Água Branca.
Leia também:
Gestão Haddad não baixa fila da creche
MPE investiga aval a prédios no Parque Augusta
Guarapiranga produz mais, mas tem estoque 30% menor que o do Cantareira
Só a ponte terá um teto de gasto estimado em 70 milhões de reais. O custo sobe devido a obras auxiliares, como drenagem urbana e readequação da via, desde as imediações do Tietê Plaza Shopping, no lado de Pirituba, até a Estação Lapa, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) – onde o pequeno túnel existente na via, de apenas uma faixa, dará lugar a uma pista com quatro faixas.
O secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Roberto Garibe, destacou a previsão de um corredor de ônibus na avenida. “Vai diminuir o tempo de viagem entre Pirituba e Lapa em 20 minutos”, afirmou. Ao ressaltar a infraestrutura de transporte público na via e na ponte, o secretário tenta diferenciar a obra das últimas grandes intervenções na Marginal, entregues em 2010.
Após dois anos de obras, a via ganhou mais uma pista nos dois sentidos e três pontes – uma delas, a Ponte Governador Orestes Quércia, chamada de “Estaiadinha”, é subutilizada até hoje. “Vamos eliminar quase todos os semáforos na ligação até o Terminal Lapa, criando um corredor expresso para os ônibus”, disse Garibe.
Etapas – Para começar a tirar a obra do papel, a prefeitura ainda tem de obter aprovações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), da CPTM e do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) – todos pertencentes ao Estado. Os órgãos exigem o projeto executivo – que ainda está sendo feito – mais detalhado para emitir as autorizações.
O financiamento também dependerá do humor do mercado, especialmente do setor da habitação, para ser viabilizado. Isso porque, segundo o secretário, a prefeitura deverá avaliar a disposição das incorporadoras em lançar empreendimentos antes de iniciar o leilão dos Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs) que bancarão a obra.
Cepacs são papéis negociados na Bolsa de Valores que dão ao proprietário o direito de construir prédios com área maior do que o comum na região da Operação Urbana, no caso, Água Branca, Perdizes e Barra Funda. A venda é feita por meio de leilão. O anúncio ao mercado do início da primeira distribuição desses títulos foi feito no dia 3 de março. A arrecadação esperada é de, no mínimo, 1,1 bilhão de reais.
(Com Estadão Conteúdo)