Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mãe de Palocci vira cabo eleitoral em Ribeirão Preto

Depois de ser demitido do governo Dilma Rousseff, ex-ministro afastou-se de política e agora atua como - adivinhe! - consultor

Pela primeira vez desde que foi eleito vereador em Ribeirão Preto, há 24 anos, o ex-ministro Antonio Palocci deixará de pedir votos para si mesmo ou para qualquer outro candidato do PT. Desde que foi exonerado da Casa Civil, em junho de 2011, ele está recluso e dedicando-se às consultorias empresariais.

Mas o partido deu um jeito de ter a família Palocci no palanque do candidato petista a prefeito de Ribeirão, o juiz aposentado João Gandini. A mãe do ex-ministro, Antonia Palocci, conhecida como Dona Toninha, foi escalada para participar de eventos de campanha na cidade, que foi duas vezes administrada por seu filho.

“Na conversa que tive com Palocci ele me disse: estou longe de política partidária e não vou participar�. Respeito a posição, é uma opção que ele tomou e a mãe dele está aqui me apoiando”, disse Gandini. “Não me senti à vontade para perguntar as razões dele.”

Dona Toninha confirmou à reportagem que seu filho não está envolvido em nenhuma campanha este ano, embora mantenha contato com dirigentes do PT. “Estou fazendo o que posso pela candidatura de Gandini”, afirmou. Segundo a mãe de Palocci, o ex-ministro está “focado no trabalho mesmo” e já superou o episódio que culminou com sua saída do governo. “Ele faz o que gosta e não tem ressentimentos”, disse. O ex-ministro não foi localizado pela reportagem.

Gandini deixou a toga no ano passado e filiou-se ao PT a tempo de disputar a prefeitura. Ironicamente, em 2009 ele abriu um processo em que Palocci era acusado de improbidade administrativa – a promotoria entendeu que uma licitação foi dirigida para a compra de cestas básicas com molho de tomate refogado com ervilhas. Gandini não chegou a dar uma sentença sobre o caso envolvendo Palocci.

Leia também:

Francenildo a VEJA: ‘Por que Palocci não explicou de onde veio o dinheiro?’

A maldição da Casa Civil derruba Palocci

Brasil, um país sem vergonha da corrupção

Rede de Escândalos: todos as acusações que pesam contra Palocci

(Com Agência Estado)