Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Lula volta com figurino moderado, investe contra Bolsonaro e mira o centro

Se já era um desafio criar uma terceira via em meio à polarização entre direita e esquerda no país, agora o ar ficou ainda mais rarefeito

Por Edoardo Ghirotto Atualizado em 12 mar 2021, 17h04 - Publicado em 12 mar 2021, 06h00

Um ano e sete meses separam o Brasil da eleição presidencial. Mas, para quem almeja concorrer ao Palácio do Planalto, 2021 virou 2022. A reinserção do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no cenário eleitoral limpou o tabuleiro no qual partidos e lideranças políticas jogavam até então uma modorrenta partida de xadrez. Mesmo distante da data do pleito, as peças que serão recolocadas em disputa agora terão de fazer movimentos definitivos. Coube a Lula a primeira ação. Com os direitos políticos restabelecidos após o ministro Edson Fachin, do STF, ter anulado as condenações do petista na Lava-Jato, o ex-presidente convocou jornalistas e correligionários para o ato de maior importância desde o dia em que saiu da prisão. Na quarta 10, Lula falou por aproximadamente duas horas e pouco se referiu aos seus algozes. Embora duras, as menções a Sergio Moro, classificado como o “maior mentiroso da história”, não somaram mais de um minuto. Já o ex-coordenador da força-tarefa da Lava-Jato Deltan Dallagnol só foi citado uma vez nominalmente. “A Lava-Jato desapareceu da minha vida”, jurou o petista. Foi uma completa repaginação, se comparada ao discurso que fez em novembro de 2019, no ABC Paulista, ao deixar a cela onde cumpria pena. Na ocasião, uma versão mais incendiária do ex-­presidente disparou ataques contra tudo que ele considerava estar no campo oposto, como o Judiciário, a imprensa e as elites do país. Desta vez, até o cenário montado no 3º andar do prédio do Sindicato dos Metalúrgicos, o berço político de Lula em São Bernardo do Campo, apontava para a mudança de foco do petista. Lá, ele discursou diante de um painel com slogans defendendo a vacinação de toda a população e o pagamento de um auxílio emergencial durante a pandemia.

DURA TAREFA - Huck e Doria: a missão é crescer para chegar ao segundo turno -
DURA TAREFA - Huck e Doria: a missão é crescer para chegar ao segundo turno – (Paulo Lopes/BW Press/Agência O Globo)

arte pesquisa Lula

Eleições 2022

Nesse ato que marcou a inesperada ressurreição política, obtida graças à desastrosa ação de Fachin, sobrou o antigo hábito de Lula de ignorar solenemente os inesquecíveis casos de corrupção dos governos petistas, suas responsabilidades e os benefícios amealhados por ele nesses esquemas (vale lembrar que a sentença de Fachin não anulou nenhuma das provas que ainda pesam contra o ex-presidente). O velho novo Lula também não deixou de fazer críticas ao trabalho dos meios de comunicação ou ao empresariado, mas a disposição para fazer concessões políticas mudou — ao menos no discurso. A fala do ex-presidente deveria ter ocorrido no dia seguinte ao da decisão de Fachin, mas a defesa de Lula pediu a ele que adiasse o pronunciamento em decorrência do julgamento marcado para a Segunda Turma do STF sobre a suspeição de Moro nos processos contra o petista. Como o ministro Nunes Marques pediu vista, Lula se sentiu confortável para discursar sem mexer com os humores da Suprema Corte. Mesmo com o discurso mirando 2022, o recado para os companheiros foi para ninguém já tratar Lula como um postulante à Presidência. Pelo menos publicamente, a ideia da candidatura fica em segundo plano para facilitar a aproximação com partidos não alinhados à esquerda. Lula sinalizou que não terá problemas em conversar com lideranças como o ex-pre­sidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM-­RJ), que elogiou a fala do petista no Twitter. Também tentará buscar velhos conhecidos do Centrão, como o PSD, de Gilberto Kassab, e o PL, de Valdemar Costa Neto. Dirigentes do partido creem que a popularidade de Lula entre os mais pobres poderá ser um chamariz para atrair os “neoaliados” do presidente Jair Bolsonaro que possuem redutos eleitorais no Nordeste.

MUDANÇA DE FIGURINO - Bolsonaro: após o discurso de Lula, o presidente participou de uma cerimônia usando máscara contra a Covid-19 -
MUDANÇA DE FIGURINO – Bolsonaro: após o discurso de Lula, o presidente participou de uma cerimônia usando máscara contra a Covid-19 – (Alan Santos/PR)

Bolsonaro, inclusive, terá a partir de agora um opositor ferrenho ao seu governo. Lula não economizou nos ataques contra a péssima gestão do presidente durante a pandemia e citou por diversas vezes a alta dos preços de produtos de primeira necessidade, como os alimentos, a gasolina e o gás de cozinha. O ex-presidente quer se apoiar a esses pontos para provocar o maior nível de desgaste possível ao governo federal. Ele está incentivando aliados como o ex-prefeito Fernando Haddad (PT), o líder do movimento dos sem-teto Guilherme Boulos (PSOL) e o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), a viajar o país para vocalizar essas insatisfações. “Minha posição desde que acabou a eleição municipal, no ano passado, é de trabalhar por uma unidade do campo progressista”, diz Boulos, que tem resistido a pressões de seu partido para se lançar candidato ao Palácio do Planalto desde que terminou em segundo lugar na disputa pela prefeitura de São Paulo. Quem ficou a ver navios foi Ciro Gomes (PDT). Cada vez mais belicoso, o ex-ministro foi um dos alvos abertos do discurso de Lula. “Ele acha que é o quê? Ele tem de se reeducar”, disse o petista. Carlos Lupi, presidente do PDT, não quis entrar no tiroteio (“não trabalho com adjetivos”), mas reconheceu o óbvio: uma aliança entre ambos é inviável no primeiro turno.

Continua após a publicidade
ISOLADO - Ciro: a presença de Lula enfraquece o poder aglutinador do pedetista -
ISOLADO - Ciro: a presença de Lula enfraquece o poder aglutinador do pedetista – (Filipe Bispo/Futura Press)

Espaço Político e Liderança

Se já era um desafio criar uma terceira via em meio à polarização entre direita e esquerda no país, agora o ar ficou ainda mais rarefeito para quem deseja ocupar esse espaço político. Além de lideranças fortes em seus redutos, Lula e Bolsonaro devem esboçar movimentos para conquistar eleitores de centro. Para não ficar para trás, o PSDB apressou-se a divulgar nesta semana uma portaria assinada pelo presidente da sigla, Bruno Araújo, que prevê para outubro a realização de prévias com o objetivo de escolher o candidato tucano. Os governadores João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS), com larga vantagem para o primeiro, são os principais competidores ao posto. “O Lula obriga todos os partidos de centro a conversar de fato”, afirma Araújo. “Se houver mais de duas candidaturas nesse espectro, nossas chances estão matematicamente extintas.” A opinião do dirigente tucano é compartilhada pela cúpula do DEM, que liberou o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta para se movimentar em torno de um projeto presidencial. Já o apresentador Luciano Huck (sem partido), que vinha demonstrando empolgação com a possibilidade de concorrer, publicou no Twitter uma indireta a Lula, dizendo que “figurinha repetida não completa álbum”, mas admitiu em conversas com aliados que terá de esperar (ainda mais) para ter uma visão clara do cenário eleitoral. Pessoas próximas a ele comentavam antes da ação tomada por Fachin que era mais provável que Huck continuasse na Globo caso a disputa de 2022 desembocasse para a polarização extrema entre o lulismo e o bolsonarismo. Definitivamente, esse é o cenário posto hoje.

OUTRO PAPEL - Boulos e Haddad: possíveis candidatos viraram coadjuvantes -
OUTRO PAPEL - Boulos e Haddad: possíveis candidatos viraram coadjuvantes – (Ricardo Stuckert/.)

Há muito tempo circula no Palácio do Planalto a informação de que Bolsonaro gostaria de ver Lula na disputa para explorar ao máximo o antagonismo com a esquerda. Ao saber que Fachin havia anulado as condenações de Lula na Lava-Jato, Bolsonaro fez dois breves comentários com assessores palacianos e parlamentares. O primeiro foi uma crítica direcionada ao ministro. O presidente disse que havia um tempo o magistrado, a quem chama de “petista”, vinha proferindo “decisões absurdas”. Depois de criticá-lo, Bolsonaro resumiu em poucas palavras o que acha do seu maior oponente voltar a ser elegível e disputar o pleito de 2022. “Será ótimo. Será a oportunidade de enterrar Lula de uma vez por todas”, disse ele a um aliado. Em 2018, o então deputado do baixo clero aglutinou o sentimento antipetista da sociedade ao se colocar como a única opção para impedir a volta da esquerda ao poder. “O antipetismo continua sendo a força política mais forte do país, mas isso pode mudar”, alerta Idelber Avelar, professor da Universidade Tulane (EUA) e autor do livro Eles em Nós: Retórica e Antagonismo Político no Brasil do Século XXI. Algumas pesquisas reforçam a ideia de que a candidatura de Lula pode ser mais indigesta do que parece a Bolsonaro. Uma pesquisa do IPEC realizada antes da decisão de Fachin já mostrava que Lula tinha a menor rejeição entre todos os possíveis candidatos. O petista era mal visto por 44% da população, enquanto 56% repudiam Bolsonaro. O potencial de votos de Lula também é maior do que o do atual presidente, sendo 50% contra 38%.

TCHAU, QUERIDA - Dilma Rousseff: esquecida (propositalmente) até por Lula -
TCHAU, QUERIDA - Dilma Rousseff: esquecida (propositalmente) até por Lula – (Lucas Lima/UOL/Folhapress)

Lula de volta ao Palácio do Planalto

Evidentemente, o caminho para levar Lula de volta ao Palácio do Planalto não será fácil. Um levantamento do Paraná Pesquisas feito nesta semana mostra que os brasileiros estão praticamente divididos em relação a uma eventual candidatura dele à Presidência: 50,4% dizem ser contra, diante de 44,9% que são a favor. Lula ainda terá o desafio de recuperar o terreno perdido em redutos eleitorais que eram dele e hoje não são mais. Há uma parcela do eleitorado que se identificava com o petista mas que migrou para a base bolsonarista devido ao pagamento do auxílio emergencial. O fim do benefício e o agravamento da crise econômica têm feito as taxas de rejeição a Bolsonaro subir novamente no Nordeste e entre os mais pobres, mas não há nenhum indicativo de que essas pessoas retornarão mais uma vez para debaixo do guarda-chuva lulista. “Renda e emprego serão os guias da eleição de 2022, muito mais do que a corrupção ou a defesa da família”, afirma Ricardo Sennes, diretor da consultoria Prospectiva.

No discurso do ex-presidente, além dos casos de corrupção, foram ignorados os seis anos que Dilma Rousseff ficou à frente do Planalto e que terminaram com a crise econômica que arrasou o país. Por mais que haja uma aparente disposição do petista em dialogar com setores da economia, não soaram harmonicamente as declarações de Lula defendendo mais investimentos públicos e contra a independência do Banco Central, o programa de privatizações e a política independente de preços da Petrobras. Uma prova de que, na essência, o novo Lula continua sendo o velho Lula.

Com reportagem de Tatiana Farah e Thiago Bronzatto

Leia também:

  • Decisão desastrada de Fachin muda jogo político e reforça polarização.
  • Mesmo com concessões, governo vê PEC Emergencial como ganho institucional.
  • Vacinação: no pior momento da pandemia, principais autoridades do país ensaiam reação.
  • Economia do Brasil segue travado por incerteza do futuro.

Publicado em VEJA de 17 de março de 2021, edição nº 2729

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.