Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Lula vai a Nova York para a 79ª Assembleia Geral da ONU

No discurso de abertura da reunião, presidente deverá falar de inclusão, combate à fome, transição energética e reforma da governança global

Por Da redação
Atualizado em 21 set 2024, 19h10 - Publicado em 21 set 2024, 19h07
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Lula na ONU
    O presidente Lula discursando na ONU (Michael M. Santiago/Getty Images)

    O discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura da 79ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas terá como temas centrais a inclusão, combate à fome, transição energética e reforma da governança global. O presidente embarcou neste sábado, 21, para Nova York e seu discurso vai abrir o evento, na próxima terça-feira, 24 .É tradição que o Brasil faça o discurso de abertura da assembleia que reúne 193 países.  A 79ª edição será presidida pelo embaixador Philémon Yang, de Camarões. 

    Neste ano, o tema da reunião é “Unidade na diversidade, para a promoção da paz, do desenvolvimento sustentável e da dignidade humana para todos, em toda parte”. Além dos eventos na sede da ONU, Lula deverá participar de encontros bilaterais. O evento ocorre em um momento em que as queimadas  prejudicam a popularidade do presidente. A mais recente pesquisa do Ipec, mostra que embora a avaliação do governo Lula continue estável, com 35% de “ótimo e bom” e 34% de “ruim e péssimo”, a questão ambiental tem pesado na avaliação da gestão no recorde por área. A análise setor por setor revela que a desaprovação registrou o maior salto justamente no quesito meio ambiente. O total de “ruim e péssimo”, que era de 33% em abril, passou para 44%, puxado principalmente pelos entrevistados das regiões Norte e Centro-Oeste, onde estão localizados a Amazônia e o Pantanal, cujo futuro está cada vez mais ameaçado.

    Antes da Assembleia, Lula discursa, no domingo, 22,  justamente na chamada Cúpula do Futuro, também da ONU, junto com outros líderes mundiais. O presidente participará da primeira sessão da cúpula, convocada pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres. o presidente será o segundo a falar.

     O evento vai apresentar formas de enfrentar as crises de segurança emergentes, acelerar o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e abordar as ameaças e oportunidades das tecnologias digitais.  A dimensão ambiental é um dos eixos dos objetivos estabelecidos. A Cúpula ocorre até 23 de setembro e é esperado que seja adotado, por consenso, o Pacto para o Futuro, um documento contendo compromissos sobre o futuro do sistema multilateral.

    Continua após a publicidade

    Na terça-feira, 24, o presidente Lula também copresidirá a mesa redonda “Em defesa da democracia, combatendo os extremismos”, junto com o presidente de Governo da Espanha, Pedro Sánchez. O objetivo é debater com outros líderes o fortalecimento das instituições democráticas e o combate à desigualdade, à desinformação e ao extremismo.

    O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, deverá realizar encontros bilaterais com outros chanceleres e participará de reuniões de alto nível de diversos grupos e mecanismos de concertação e diálogo, como G20, G4, L.69, G77/China, BRICS, IBAS e Grupo de Contato de Chanceleres da América do Sul.

    (Com agências)

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.