Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lava Jato já recuperou R$ 2,9 bilhões do petrolão

Até o momento, catorze pessoas estão presas preventivamente e 84 já foram condenadas pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa

A força-tarefa da Lava Jato já recuperou 2,9 bilhões de reais do dinheiro desviado no escândalo do petrolão, segundo levantamento divulgado pelo Ministério Público nesta sexta-feira. Até o momento, 84 pessoas foram condenadas pelos crimes de corrupção, crimes contra o sistema financeiro internacional, tráfico transnacinal de drogas, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa e 179 são acusadas de participação no esquema. O total das penas soma 825 anos e 10 meses.

Leia mais:

Na trilha da Operação Lava Jato

Segundo o MPF, do total de acusados, catorze estão presos preventivamente, o que representa 8%. A respeito disso, os procuradores defenderam as prisões preventivas e disseram que elas foram usadas de forma “parcimoniosa e excepcional”. De acordo com eles, o dado mostra que são “absurdas” e “infundadas” as afirmações de que elas foram usadas com abuso e têm por objetivo obter colaborações.

Para elucidar o maior esquema criminoso já investigado no país e considerado o segundo maior do mundo, os investigadores firmaram 43 acordos de colaboração com empresários, empreiteiros, ex-diretores da Petrobras. Segundo eles, “a iniciativa de colaboração sempre partiu da defesa”. Também foram cumpridos 411 mandados de busca e apreensão e foram solicitados 92 pedidos de cooperação internacional entre o MPF e entidades estrangeiras.

(Da redação)