Clique e assine a partir de 8,90/mês

Justiça Eleitoral cassa mandato do governador de Roraima

Plenário do tribunal atendeu a uma ação ajuizada por partidos de oposição, que apontava irregularidades nos gastos da campanha de 2010

Por Da Redação - 6 nov 2014, 15h30

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima cassou nesta quarta-feira o mandato do governador Chico Rodrigues (PSB), derrotado na disputa pela reeleição este ano. Por três votos a dois, os juízes da corte acolheram uma representação da coligação de oposição “Pra Roraima voltar a ser feliz” e do Partido Progressista (PP), que aponta irregularidades nos gastos da campanha do então candidato, em 2010. Na época, Chico Rodrigues era vice de José de Anchieta Júnior (PSDB), cabeça da chapa, que renunciou ao cargo neste ano para concorrer a uma vaga no Senado e, por isso, foi excluído da ação – ele não foi eleito.

Segundo a representação, houve contratação de pessoal de forma irregular e o pagamento dos gastos foi feito em espécie. Também houve aquisição e distribuição de camisetas além do permitido. A relatora do processo, a juíza Clara Mota, afirmou que a cassação só surtirá efeito após o julgamento dos embargos de declaração. “Nessa ocasião, poderá ser definida ainda a forma de preencher o cargo do governador. Poderá ser por eleições indiretas ou pela posse do segundo colocado nas eleições de 2010, Neudo Campos e a então candidata a vice, Marília Pinto, como foi decidido pelo pleno”, disse a juíza.

A assessoria de Chico Rodrigues informou que vai recorrer da decisão. Em nota, Chico Rodrigues disse ter “estranhado” a atitude do tribunal, tendo em vista que faltam menos de sessenta dias para o fim do mandato, o que, segundo ele, “pode gerar uma instabilidade na população do Estado”. Ele ainda afirmou que seguirá com as suas atividades no governo normalmente. Nas eleições deste ano, Chico Rodrigues perdeu a disputa pelo governo do Pará para Suely Campos (PP), mulher do ex-governador e ex-deputado federal Neudo Campos.

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade
Publicidade