Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Juiz determina prisão de Adriana Ancelmo, mulher de Cabral

A ex-primeira-dama do Rio é suspeita de ter lavado dinheiro sujo destinado ao marido por meio de seu escritório de advocacia

O juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, determinou nesta terça-feira a prisão preventiva da mulher do ex-governador Sérgio Cabral, a advogada Adriana Ancelmo. Ela é investigada na Operação Calicute, desdobramento da Operação Lava Jato que levou à prisão Cabral e aliados, e também foi denunciada pelo Ministério Público Federal. As investigações apontam que o grupo do peemedebista teria desviado 224 milhões de reais de contratos públicos do estado do Rio com empreiteiras como Andrade Gutierrez, Carioca Engenharia e Delta, cujos executivos delataram o esquema.

Segundo a apuração da Operação Calicute, há evidências de que a ex-primeira dama recebeu dinheiro de operadores financeiros do ex-governador e teria usado seu escritório de advocacia, o Ancelmo Advogados, para lavar dinheiro de propina destinado ao marido. Ela foi alvo de condução coercitiva na Calicute, que também cumpriu mandado de busca e apreensão no Ancelmo Advogados.

Conforme revelou VEJA em agosto de 2013, concessionárias de serviços públicos contrataram a peso de ouro o escritório de “Riqueza”, apelido pelo qual Cabral chama a esposa. São os casos do Metrô Rio, que repassou 1,9 milhão de reais ao escritório, a CEG, que desembolsou 865.653 reais, a Oi/Telemar, que pagou 10,5 milhões de reais, e a Light, que fez pagamentos de 3,5 milhões de reais ao Ancelmo Advogados.

A receita escritório de Adriana chegou a 73,1 milhões de reais – um salto de 457% -, entre o início e o fim das duas gestões do peemedebista no estado, entre 2007 e 2014. O lucro declarado foi de 23,2 milhões de reais.

Os investigadores do MPF também acreditam que Sérgio Cabral lavou parte dos 220 milhões de reais desviados de contratos públicos de sua administração com a compra de joias. O ex-governador era cliente assíduo de três das joalherias mais badaladas do Rio: H. Stern, Antônio Bernardo e Sara Joias.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. simone eloisa villanueva de castro ramos

    o povo fala que nos Estados Unidos existem os “american dream” e no Brasil, o que eles são? Um homem que é tratador de zoológico virar um dos homens mais ricos do país, um escritório de advocaia que milagrosamente passou a receber milhões anuais. Gente, aqui existe uma mágica: estar no poder…ele muda a sua vida rapidamente. Nós é que somos otários de colocar essa gente lá. Tá difícil votar, a ultima eleição mostra bem isso. Temos que fazer alguma coisa.

    Curtir

  2. Deste jeito Bangü esta’ ficando um ” point chiquerrimo”

    Curtir

  3. Cana para esse lixão, ladra corrupta, casal Bonnie & Clide.

    Curtir

  4. Gilberto Goes Junior

    Ate que enfim Quero ver a Claudia Cruz e todos os Esnobes Corruptos que usufruíram do Dinheiro Sujo

    Curtir