Clique e assine com até 92% de desconto

José Sarney é submetido a angioplastia em São Paulo

Após procedimento, quadro clínico do ex-presidente era estável

Por Da Redação 15 abr 2012, 04h25

O senador José Sarney foi submetido a um cateterismo (cineangiocoronariografia) e a uma angioplastia na madrugada deste domingo, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Na tarde de sábado, Sarney passou por dois exames – ecocardiograma e eletrocardiograma – que, segundo boletim divulgado pelo Hospital Sírio -Libanês, “detectaram alterações compatíveis com o quadro de insuficiência coronária.” O procedimento estava marcado para a manhã de domingo, mas foi antecipado. Após o procedimento, o quadro clínico de Sarney era estável e ele continuava internado na UTI do Sírio-Libanês.

“Durante o procedimento (cateterismo), foi encontrada obstrução importante na artéria descendente anterior, tendo sido realizada, com sucesso, angioplastia com a colocação de stent“, informa boletim médico divulgado neste domingo pelo hospital. Angioplastia é um procedimento cirúrgico que tem por objetivo desobstruir uma artéria do coração. O stent é uma prótese posicionada no interior de artérias obstruídas por placas de gordura, com o objetivo de normalizar o fluxo sanguíneo.

Saiba mais

CINEANGIOCORONARIOGRAFIA

Consiste em introduzir um cateter até o coração, para a realização de injeções de contraste que permitirão observar a presença de placas de gordura nas artérias ou outras anormalidades.

(Fonte: Incor)

Sarney já tinha programado uma visita ao hospital para a próxima semana, mas sentiu fortes dores no peito na noite desta sexta-feira e antecipou para este sábado os exames. O diretor do centro de cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, Roberto Kalil Filho, coordena a equipe que está cuidando do ex-presidente.

Continua após a publicidade
Publicidade